Others

 

 

A Rádio Cidade FM 97.9 MHz, se Encontra em Execução Nesse Site. O Player Está na Coluna Direita da Página. Para Ouvir os Vídeos, Pare a Execução da Rádio!!! 

 

O Condado de King, região em que se encontra a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, anunciou na última quarta-feira (22/01/2020), que está implementando a votação via smartphone, para a próxima eleição do conselho de supervisores. Os mais de 1,2 milhão de moradores, vão poder usar o celular para registrar os seus votos no pleito, que iniciou no dia 22/01/2020 e vai até o dia 11/02/2020.

 

A ideia de votação virtual não é nova. Em 2010, o Conselho de Eleições e Ética da capital americana criou um portal de eleições na internet e convidou especialistas em segurança para investigar vulnerabilidades. Após um estudante da Universidade de Michigan conseguir violar o site, o conselho desistiu da ideia.

 

Outros municípios conseguiram implementar, com sucesso, a votação por smartphones para eleitores que moram fora dos Estados Unidos. West Virgínia, um estado americano, por exemplo, recebeu 150 votos através de um aplicativo baseado em blockchain, em 2018. No mesmo ano, porém, a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidosemitiu um alerta público contra a votação online e sugeriu que as eleições continuassem como são, com cédulas de papel.

 

                       

 

 

 








Há algum tempo atrás, eu trabalhei numa escola de informática. As aulas de digitação eram ministradas, com o auxílio de um aplicativo chamado TYPIST. É um software 32 bits. Se o seu Windows for 64 bits, uma saída certa pra rodar o programa, é instalar o Oracle VM VirtualBox. O GERENTE do TYPIST tem uma senha. Após o arquivo abaixo ser descompactado, a senha poderá ser facilmente visualizada!!!

 

https://mega.nz/#!EwEWkCLB!dLTwpaUUtFEAlubUTAkyOI53fabLtRdi_mCPfStQ_Ak

 

 

 





Sabe quando você está diante de um modem e de repente, você observa que ele tem um led, cujo desenho é um cadeado?

Então...

Um dia desses eu criei um arquivo, que explica a função desse led!

A imagem abaixo vai tirar as suas dúvidas:

 









Ter a banda larga da operadora OI é sinônimo de usufruir de alguns serviços adicionais. Você já ouviu falar dos serviços digitais da OI? Para ter acesso aos aplicativos é importante, antes de tudo, ligar nos seguintes números: 4002-0888 ou 0800 642 0888. Quais são os softwares?

 

001- Educa Banda Larga: São os conteúdos ministrados pelos professores do ensino fundamental e do ensino médio. Um dos acessos a esse serviço se dá, primeiramente, ao clicar nesse link:

http://www.oieduca.com.br//restrito.cfm?url=%2Fpainel%2Findex%2Ecfm%3F&sNivelEduca=efaf&logcolor=24&logsize=1366x768&cf=&site=14

Se o serviço estiver ativo, você vai logar na página com o número do fixo e o CPF do titular da linha.

 

002- OI Cloud: Você tem 20 Gb de espaço, pra armazenar os seus arquivos na nuvem.

Acesso: https://www.oicloud.com.br/. Se o serviço estiver ativo, você poderá logar na página usando o seu email e uma senha. No seu android, você também pode instalar esse software.

 

003- Você tem direito a uma instalação do antivírus da Mcafee. Se você tem banda larga OI, então você tem direito a uma chave de instalação desse software. A chave não expira! 

O acesso a esses serviços, também pode ser feito através desses links:

https://servicos.oi.com.br/minhaconta/

https://antivirus.oi.com.br/fluxo-av-web/

 








Ouvir músicas antigas faz bem? Um dia desses eu descobri uma rádio que, pra quem gosta das canções dos anos 60, 70, 80 e 90, é um paraíso! Quer ouvir? No seu browser, digite na barra de endereços esse link: http://s01.painelstream.net:8202/, ou faça o download do arquivo abaixo e execute a rádio num player do Windows!!!

 

https://mega.nz/#!Y0ND0KyY!j4xnlBzNM6_QOYOc9oH4yKx2mx10HYQOpTdWaeZyB-I

 

 









 

                 

 

 

 








 

O Windows 10 Está Ativado, Mas Você Não Sabe Qual é o SERIAL?

Tudo depende de um arquivo que é criado no BLOCO DE NOTAS e recebe um nome, cuja extensão é VBS!!!

 

https://mega.nz/#!41sUFaDJ!Z5-uqxgzTVhNKisKPBarzUwDNoRcZr8amvTyofC8aC8

 

Para saber o conteúdo do arquivo, abra o mesmo no BLOCO DE NOTAS. Execute o arquivo e na tela do seu PC, veja o SERIAL.

 

 








O REGEDIT (Registro do Windows), é o aplicativo do sistema, onde você pode, conscientemente, fazer alterações em tudo o que estiver instalado na sua máquina. O problema é quando você não consegue excluir uma determinada chave. Pra resolver esse porém, é importante ter em mãos a pasta PSTools. Passos importantes:

 

001- Deixe a pasta PSTools nesse caminho: C:[barra invertida]PSTools;

 

002- Execute o CMD como Administrador;

 

003- Acesse o caminho descrito no item 001;

 

004- Execute esse comando:

psexec.exe -i -d -s c:[barra invertida]windows[barra invertida]regedit.exe.

 

Quando o editor de registros do Windows abrir, com toda a certeza, aquelas chaves problemáticas, que você não estava conseguindo apagar, dessa vez, vão cair fora do sistema.

 

O link abaixo disponibiliza a PSTools:

 

https://mega.nz/#!YtcShQhD!z3EDpBANgJ5XLX4Prqt6yN_OV2f4Sv3qKeiiDAjD_4E

 

 








Qual a Diferença Entre Jumento, Mula, Burro, Jegue e Asno?

 

Jumento, asno e jegue são nomes regionais diferentes, dados para, exatamente, o mesmo animal: O Equus asinus (Uma espécie de “parente” do cavalo). O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em, praticamente, todo o planeta, exceto em regiões mais frias. Desde o início das civilizações, ele vem sendo usado como animal de carga, sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo. Em média, tem 1,30 m de altura e chega a pesar 400 quilos. Mula e burro, por sua vez, são outros animais, formados a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula, mas quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro. Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência. Graças a seu formidável equilíbrio, a mula ou o burro, consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. Os burros e as mulas têm como característica principal, a forte personalidade. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados.

 

Namoro em família: Crias dos cruzamentos entre Equus caballus e Equus asinus são sempre inférteis:

 

Equus caballus = cavalo (macho) ou égua (fêmea)

Equus asinus = jumento (macho) ou jumenta (fêmea)

Jumento + égua = burro (macho) ou mula (fêmea)

Cavalo + jumenta = bardoto (macho ou fêmea)

 

Ambos são usados como animais de carga, mas a mula é maior que o jumento

 

1. Orelhas:

Uma das principais diferenças entre a mulaou o burro e o jumento, é o tamanho das orelhas. As dos jumentos são bem maiores.

 

2. Porte:

Mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua que lhes originou, mas costuma ser mais que 1,50 m.

 

3. Pelagem:

O jumento é mais peludo e tem várias formas de pelagem: Acinzentada, branca ou preta. Já o pêlo da mula, ou o pêlo do burro, é baixo como o do cavalo.

 

 









Olha o que eu achei hoje: Um jogo de palavras cruzadas! Já está registrado. Não tem vírus. São somente dois arquivos, que vão ficar dentro de uma pasta, após você descompactar o arquivo Zip. Mesmo que você queira excluir o registro do programa, o mesmo irá continuar registrado.   

 

https://mega.nz/#!B4FimCqJ!avfkzs67vp05_IYvEe9NKZ4AMYZckcl0NBsJXSrmRIA

 

 

 










 

 

Correio 24 horas (Jornal)

Reportagem do dia 15/01/2020

 









Windows 10 e o Modo DEUS!!!

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows 10. Escolha a opção NOVO e depois clique em PASTA. Renomeie a pasta para esse nome:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Agora exerça os seus poderes!!!








A Internet Cai Quando Você Atende a Uma Ligação no Fixo, ou Quando Você Faz Uma Ligação Utilizando o Seu Aparelho de Telefonia Fixa?

É um problema fácil de ser notado, nas residências onde ainda podemos encontrar instalado, um aparelho pra telefonia fixa. Na maioria das vezes, quando isso acontece, o problema está no FILTRO DA LINHA TELEFÔNICA. Muitas vezes, basta tirar o telefone do gancho, pra "coisa" acontecer, ou seja, a internet cai. Trocou o filtro, o problema é resolvido.

 

 






Vamos Rodar Uma Versão Antiga do Windows, ou Uma Versão do Linux, Dentro do Windows 10?

 

Na BIOS do seu PC, ative a Tecnologia de Virtualização Intel, antes de iniciar os passos descritos abaixo!!! 

 

Passo 01- Baixe e instale o Oracle VM VirtualBox.

 

Passo 02- Quando você executar o programa e ter na tela do seu PC uma janela aberta, clique no botão NOVO.

 

 

Passo 03- Conforme a figura abaixo, você deve dar um nome a sua máquina, ter no seu PC uma ISO da versão do sistema que você deseja rodar virtualmente e em PASTA DA MÁQUINA aceite a dica do programa.

Passo 04- Na tela abaixo não altere nada e clique em próximo.

Passo 05- Você pode aceitar a dica do programa e clicar em criar.

Passo 06- Mais uma vez aceite a configuração do software e avance pra próxima etapa.

Passo 07- Escolha dinamicamente alocado e avance.

Passo 08- Deixe como está e clique em criar.

Passo 09- Clique no nome da sua máquina com o botão direito do mouse e escolha o início normal.

 

Passo 10- Na Opção drive do hospedeiro selecione a sua ISO, clique em iniciar e então, a partir desse ponto vai ser iniciada a instalação do sistema que vai funcionar dentro do Windows 10. Siga os passos normais de uma instalação de sistema operacional.

Passo 11- Quando a instalação terminar, o sistema operacional da sua máquina virtual vai ser inicializado.

 

Passo 12- Após iniciado o seu sistema operacional virtual, clique em dispositivos e depois em inserir imagem de CD dos adicionais para convidado.

Passo 13- Depois de instalada a opção acima, reinicie a sua máquina virtual.

 

Utilize a opção de compartilhamento de pastas, entre o seu PC e a sua máquina virtual. 

Área de transferência compartilhada bi-direcional e arrastar e soltar bi-direcional, são opções excelentes para serem usadas.

 

Sem complicações, você vai poder executar programas compatíveis com o sistema operacional que está instalado na sua máquina virtual. Divirta-se!!! 

 








O entusiasta de fotografia Elias Chasiotis, ao tirar fotos de um eclipse anular, no Catar, se deparou com uma visão peculiar. Enquanto o eclipse surgia acima da linha do horizonte, ele tomou uma forma parecida com os chifres do "Tinhoso".

A imagem, porém, não ocorreu só por pura sorte. Chasiotis escolheu intencionalmente um lugar com o horizonte aberto, onde era possível obter uma visão perfeita do sol eclipsado, emergindo do mar. “Eu estava querendo que nada acontecesse durante o eclipse, entretanto, quando o sol finalmente começou a nascer, apareceram duas peças separadas (Uma espécie de chifre vermelho, perfurando o mar). Devido à sua forma, o fenômeno foi apelidado de "Nascer do Sol Maligno"", declarou Elias.

Mesmo com um fenômeno com esse apelido, o fotógrafo amador afirma não ter visto nada de sinistro, pelo contrário, acredita que foi o nascer do sol mais incrível que já viu. A única coisa que o entristeceu, foi ter perdido a fase anular do eclipse (o famoso "Anel de fogo"), por causa das nuvens. Ainda assim, ele está muito animado para o próximo eclipse anular, que vai acontecer em junho de 2020 e para o solar total, em dezembro de 2020.

 






 

       

 

 







 

https://mega.nz/#!YhdE1SSI!CgDGiDKkiZBr9FKOhnF8X-kuoK6zbSVS0Ht104gCOiY

 

Bem! Aumente o som do PC, coloque o vídeo no tempo 0:00 e deixe rolar. Se você se injuriar, não continue. Censurado ou não, com toda a certeza, alguns "risos" vão estar presentes, até mesmo nas pessoas que são contra a esse tipo de conteúdo!!! 









Ter uma Horta Caseira é Algo Muito Prazeroso e que Traz Inúmeros Benefícios. No Entanto, o Pacote Também Inclui Alguns Percalços, Como os Insetos, que São Atraídos por Alguns Tipos de Cultivos. Repelentes Naturais:

 

001- Citronela

Essa planta medicinal é um dos repelentes naturais mais famosos. Mesmo quando está no jardim, ela ajuda a manter as moscas, os mosquitos e as formigas, distantes. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.

Outro jeito interessante de usar essa planta, é criar uma solução com água. Basta usar as folhas, como se fosse fazer um chá. O líquido pode ser passado no corpo, ou usado para limpar o chão e as janelas. O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos.

002- Lavanda

As lavandas são pequenos arbustos, que podem ser plantados em vasos e usados como decoração, ou para aromatizar ambientes. Além dessas utilidades e de ter uma flor muito bonita, a lavanda também ajuda a espantar os mosquitos, naturalmente.

003- Manjericão

Assim como outras plantas de cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Além do plantio, ele também pode ser transformado em uma solução repelente. Para isso, faça um chá com as folhas, usando 120 mL de água. Depois, coe a mistura e acrescente 120 mL de vodka. Essa solução pode ser borrifada sobre as plantas.

004- Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como: Baratas, besouros e moscas. Para usá-lo como repelente natural, é possível, até mesmo, esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.

005- Alecrim

O alecrim é ótimo para ter em casa. Além de dar um toque especial às receitas culinárias, ele espanta mosquitos e ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais. Uma boa sugestão é colocar folhas de alecrim nas caixas de areia, onde as crianças brincam, para evitar a presença de gatos.








Lenovo Apresenta Tablet Dobrável que Vira Notebook com Teclado Físico

 

A Lenovo anunciou na última segunda-feira (06/01/2020), durante a CES 2020, que lançará o ThinkPad X1 Fold, seu tablet e notebook dobrável com suporte a redes 5G, em meados deste ano. O dispositivo não será um dos mais baratos, mas promete muita resistência e longa duração.

 

Fruto de um protótipo apresentado em 2019, o X1 Fold custará US$ 2,5 mil (aproximadamente R$ 10.165, sem impostos). Sua tela dobrável é um display LG POLED, que mistura plástico e vidro, para mais flexibilidade, sendo que, quando completamente aberto, tem 13,3 polegadas. Ao ser dobrado, o dispositivo se parece com um pequeno caderno, compacto e prático para ser transportado. Já a bateria tem capacidade de 50 Wh, para uma autonomia de 11 horas.

 

O preço é justificado pelo conteúdo da embalagem: Um tablet dobrável X1 Fold, um teclado físico Mini Fold e uma caneta eletrônica Active Pen. Há ainda um suporte de US$ 24 (R$ 10 na cotação atual), que funciona como uma espécie de cavalete para apoiar o tablet. Com esses elementos, é possível utilizar o ThinkPad X1 Fold como um tablet, um notebook com teclado virtual, um notebook com teclado físico e até mesmo um desktop improvisado.

 

Por enquanto, o ThinkPad X1 Fold roda o Windows 10 convencional, mas assim que o Windows 10X, sistema operacional desenhado especificamente para dispositivos de duas telas, for lançado, a Lenovo tem planos para implementá-lo.

 

A Lenovo afirmou ainda que o “monitor POLED, usado no X1 Fold, passou por extensos testes de durabilidade, para garantir que atenda aos critérios de usabilidade, em termos de toque, rastreamento e queda”.

           

 

 








 

Os Quatro Principais Fenômenos Astrofísicos de 2020!!!


 

001- Superlua
 

 
No dia 9 de março será possível observar a Superlua, quando a fase cheia do satélite coincide com a aproximação entre ele e a Terra.

O fenômeno ainda se repetirá em 7 de abril e 9 de maio, fazendo com que a Lua se pareça 7% maior e 15% mais brilhante. Segundo diversos calendários ao redor do mundo, os eventos serão observados com mais facilidade pela manhã e durante o pôr do sol.

 

002- Perseidas
 

O que a maioria acredita serem chuvas de estrelas são, na verdade, chuvas de meteoro visíveis a olho nu. Elas acontecem muitas vezes ao ano, mas as principais e mais impressionantes, são as que ocorrem em agosto e em dezembro.

Chamada de Perseidas, a chuva de estrelas/meteoros de agosto é famosa pela quantidade de fachos de luz, que se originam do atrito entre a atmosfera terrestre e os detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1860.

Em 2020, os dias mais intensos serão 12 e 13 de agosto.

 

003. Geminídeas
 

Assim como a Perseidas, a Geminídeas também é uma chuva de estrelas/meteoros, entretanto, ela acontece em dezembro, período em que a Terra cruza a órbita do asteróide 3200 Faetonte e entra em contato com os seus destroços.

Se a quantidade de nuvens estiver baixa, será possível observar mais de 120 fachos de luz por hora, no céu noturno, sobretudo entre os dias 13 e 15, do último mês do ano.

 

004- Eclipse Solar Total
 

Também em dezembro, mais especificamente no dia 14, acontecendo ao mesmo tempo que a Geminídeas, um eclipse solar total preencherá o céu.

O fenômeno será mais visível em países do Hemisfério Sul, principalmente na Nova Zelândia, Argentina e Chile, mas o Brasil não ficará de fora: O eclipse aparecerá parcialmente no céu brasileiro.








Palácio Maia de 1 mil Anos é Descoberto Perto de Cancún, no México!!!
Construção Tem 6 Quartos e Faz Parte de um Complexo de Edifícios Construído Pelos Maias!!!

 

Arqueólogos encontraram um palácio maia que data de 1 mil anos atrás, segundo o Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História (INAH). A construção, toda feita em pedra, foi descoberta no sítio arqueológico de Kulubá, em Yucatán, a 160 quilômetros de distância da cidade de Cancún.

 

De acordo com o que os especialistas disseram em comunicado, o edifício tem 55 metros de comprimento, 15 de largura e seis de altura, além de ser composto por seis salas. A contrução faz parte de um complexo maior, que inclui duas salas residenciais, um altar e um grande forno redondo.

 

A região foi ocupada durante dois períodos: O Clássico Tardio (600 - 900 d.C.) e o Clássico Terminal (850 - 1050 d.C.). “Foi na época chamada de Clássico Terminal, que Chichén Itzá, tornando-se uma metrópole de destaque no nordeste de Yucatán, ampliou sua influência sobre locais como Kulubá", explicou Alfredo Barrera Rubio, um dos pesquisadores.

 

Como Rubio conta em vídeo, ainda se sabe muito pouco sobre as características arquitetônicas daquela época. "Portanto, um dos nossos principais objetivos, além da proteção e restauração do patrimônio cultural, é o estudo da arquitetura de Kulubá", relatou o mexicano.

             

Alguns enterros secundários também ocorreram no palácio, isto é, após o sepultamento de alguns corpos, eles foram retirados de suas covas originais e realocados no edifício maia. Os pesquisadores, entretanto, ainda não sabem quem foram essas pessoas, ou o motivo de suas mortes.

 

A equipe pretende continuar investigando a região e, para isso, tem planos de reflorestar os sítios arqueológicos escavados, protegendo os edifícios e os artefatos mais delicados. "Uma opção que temos é usar vegetação para a conservação", explicou Natalia H. Tangarife, membro da equipe, ao The Guardian. "Isso significaria reflorestar locais específicos, para que as árvores possam proteger da luz solar direta, do vento e de outros elementos naturais, as estruturas que ainda possuem algumas das cores originais da tinta".

 

 








GORILA COM FALTA DE PIGMENTAÇÃO EM SEUS DEDOS,

SURPREENDE PESSOAS!!!

 

Uma característica um tanto peculiar de uma jovem gorila, chamou a atenção de milhares de pessoas na internet. Anaka, de apenas seis anos de idade, estava a comemorar seu aniversário, quando os internautas notaram algo de diferente em uma das fotos. Uma mancha despigmentada em uma de suas mãos, à torna, surpreendentemente semelhante, às mãos humanas. 

 

Além da tonalidade rosada de seus dedos, a presença de unhas e digitais nas mãos e nos pés dos primatas, torna a semelhança ainda mais impressionante. 

 

As fotos foram tiradas pelos próprios funcionários do Zoo Atlanta, na Geórgia e compartilhadas na página do Facebook. Apesar das especulações sobre a possibilidade de a mancha ser causada por vitiligo, doença que causa a perda progressiva dos pigmentos da pele, os cuidadores da pequena gorila afirmam que a mancha sempre foi assim. 

 

No site do zoológico é possível saber mais sobre a personalidade única de Anaka, 22º gorila nascido na Floresta Africana Ford. Brincalhona, ela é frequentemente vista, cavalgando sobre seus irmãos e irmãs, ou latindo para obter um lugar privilegiado na hora das refeições. 

 

 

 







            







De repente, no seu Windows, pode aparecer o erro [api-ms-win-crt-runtime-l1-1-0.dll](ausente). Você pode tentar resolver esse problema, fazendo o download do arquivo abaixo. Antes porém, leia o conteúdo do documento Windows UCRT ReadMe, pra ver qual é o MSU que você vai utilizar.

https://mega.nz/#!cxkiiajL!4OBzpA3xgVNV2JDyqMSFB1oMYGtv6izNfuOJuLLTYlo

 (Windows no idioma Português/Br)








Corel Draw 2019 fechando sozinho? Corrija o erro fazendo o download desse arquivo:

 

https://mega.nz/#!1lsRSYKA!rjrH-9xBeVMUFbIrBn6hbkUoBxlcJwfVtIg57lEdOIs

 

Basta descompactá-lo, executar o software como administrador e inserir a senha!!! 

 

 (Obs.: Sem vírus!!!)








A Competição de Fotografia de 2019 da The Royal Society, Convidou Cientistas do Mundo Todo a Compartilharem Imagens Capturadas por Eles Mesmos, de Fenômenos Científicos. Abaixo, Temos Algumas das Melhores Fotos que São de Tirar o Fôlego!!!

Halos lunares deste tipo, capturados em Mogilev, na Bielorrússia, aparecem apenas quando há um número substancial de cristais de gelo na atmosfera. Na maioria das vezes, são de nuvens muito finas, pairando a mais de 20.000 pés. A umidade refrata a luz da lua (ou do sol), fazendo parecer que há uma auréola em torno do corpo celeste.

Esta nuvem afunilada mostra como a maioria dos tornados começa a se formar, embora essa, em particular, nunca tenha entrado em contato com o solo e, portanto, não se transformou em um tornado real. Ela se formou devido às áreas de baixa pressão, que produziram uma coluna rotatória no ar. Pode ser vista por causa da umidade.

Estas bolhas vêm de infiltrações vulcânicas no fundo do oceano, que liberam dióxido de carbono nas águas quentes. Os pesquisadores estão usando áreas assim, para estudarem como a vida marinha pode se comportar, conforme a progressão das mudanças climáticas, pois elas imitam as temperaturas e as acidezes mais altas, que serão vistas num futuro próximo.

Como os peixes-palhaço que se ocultam em anêmonas, peixes jovens às vezes se escondem dentro de tentáculos de água-viva, para se protegerem. Em troca, a água-viva recebe mais defesa e o peixe vive o bastante para chegar à fase adulta.

Você provavelmente já viu ferrofluidos como este, mas isso não o torna menos bonito. As suspensões coloidais das minúsculas partículas ferromagnéticas, se comportam descontroladamente sob a influência de ímãs, enquanto tentam se comprometer entre a força magnética de tração e a pressão, para assim, a área de superfície ser minimizada.

 









Dois códigos HTML, que pelo menos comigo, nunca falharam:

 

001- Texto que caminha na página:

https://mega.nz/#!k98hjKiY!Vcd2MZNHIZqA1E_zcYuW0adaN7suSSXsbQdiP2wuEDk

002- Texto de alerta na página:

https://mega.nz/#!RpsTnSiB!Tv3891XMlp1hvCc3XXrJiQHS0f-wysOTq9iaLjb0VI8

 

 

(Edite-os conforme a sua necessidade)

 








Ganhando Espaço! Microsoft Outlook Bate 100 Milhões de Downloads na Play Store!!!

Conhecido de longa data como um dos principais aplicativos para gestão de e-mails em PCs, especialmente no mundo corporativo, o Outlook vem aos poucos galgando melhores posições em smartphones e tablets, mesmo sem contar com o benefício de vir configurado aos mesmos moldes do Gmail.

Uma prova desse êxito na conquista de mercado, é que o aplicativo atingiu recentemente a marca de "mais de 100 milhões de instalações", dentro da Google Play, mostrando que a Microsoft ainda tem poder de fogo para rivalizar com concorrentes, mesmo sem os benefícios do sistema próprio.

Apesar de parecer um número baixo, quando comparado com o seu principal concorrente (O Gmail), esse crescimento mostra acima de tudo, que a empresa tem logrado êxito na disponibilização de diferenciais que chamam a atenção dos usuários, estimulando a migração.

Além disso, isso pode significar o estímulo a outros serviços da marca, sendo eles integrados ao próprio Outlook, ou devido ao feedback positivo, algo facilmente observável, graças a nota 4,4 de 5, em uma avaliação que conta com pouco mais de 4.621 milhões de participações.

Um dos pontos considerados relevantes para o sucesso e adesão ao Outlook, foi a aquisição do serviço de e-mails de sua concorrente (A Acompli), em 2014. A equipe de desenvolvimento foi reforçada e houve a implementação de importantes novidades no aplicativo próprio.

 








Achei interessante essa reportagem. Essa tela pertence à revista Aventuras na História - Os Loucos Anos 20! Capturei a tela abaixo, utilizando um celular. A revista foi encontrada num App, de uma operadora de telefonia.

 








Meu doce código HTML. Um arquivo que eu adoro. Por algum tempo, eu deixei de utilizá-lo. Bem! Como um dia eu postei esse código, no FÓRUM do COMUNIDADES.NET, tê-lo novamente, não foi difícil. Fogos de artifício!!! Mais um arquivo que eu compartilho, através do MEGA.NZ:

 

https://mega.nz/#!Y18WUaRB!4Zmw13ARSlTydfTDn9M7kTGQsgEBnV224wwM5-uAcFA

 








CorelDraw? Certo! Nesses últimos dias, eu andei vasculhando na internet, por uma versão que instalasse na minha máquina e o negócio funcionasse numa boa. Encontrei!!! É o seguinte: Desligue o seu router, antes de iniciar a instalação. Quando você fizer o download dos arquivos, as instruções de instalação do software, vão estar nas suas mãos.

https://mega.nz/#F!MsVW2aqJ!S2uBHFLi44On0TDW_Hvz9w

 








SHELL  do LINUX dentro do

WINDOWS 10 Pro

UBUNTU 18.04 LTS pode ter o seu SHELL instalado, dentro do Windows 10 Pro. Acesse o Painel de Controle do Windows e em Programas e Recursos, acesse Ativar ou Desativar Recursos do Windows. Agora ative Subsistema do Windows para Linux. Quando a instalação terminar, acesse o Microsoft Store e em Pesquisar digite UBUNTU. Após ser feito o download do arquivo que irá instalar o SHELL, inicie a instalação do mesmo e então você verá essa tela:

Aparecerá o pedido de criação de um novo usuário e o pedido de criação de uma senha. Quando a instalação terminar, digite exit pra sair do SHELL. Deixe o ícone do UBUNTU fixado no Menu Iniciar do Windows e comece a usar os comandos do LINUX.

 

 









Android 10 | Saiba Se o Seu Dispositivo Receberá o Sistema!


Aparelhos da Samsung, LG, Xiaomi, Sony e Outras Fabricantes Estão na Lista!!!

 

Se você tem um smartphone Android e gosta de se informar sobre atualizações do sistema operacional, já deve saber como as coisas funcionam: Primeiro o Google lança uma fase beta, depois acontece o lançamento oficial para aparelhos da linha Pixel e só então é que a plataforma começa a ser disponibilizada para dispositivos de outras fabricantes.

 
O beta do Android 10, na época conhecido como Android Q, chegou em março de 2019 e sua versão final em setembro para os telefones Pixel. De lá para cá, apenas os celulares lançados a partir de setembro, vieram de fábrica com o Android 10 (Pelo menos a maioria deles). Para descobrir se o seu está no cronograma de update da sua marca, veja a lista abaixo:

 

Google:
Pixel
Pixel XL
Pixel 2
Pixel 2 XL
Pixel 3
Pixel 3 XL
Pixel 3a
Pixel 3a XL


Asus:
Asus Zenfone 5Z
Asus Zenfone 6


BlackBerry Mobile:

BlackBerry Key2


Essential:
Essential Phone


Huawei:

Huawei Mate 20 Pro
Huawei P30 Pro
Huawei P30
Huawei P30 lite
Huawei Mate 20
Porsche Design Mate 20 RS
Porsche Design Mate 10
Huawei Mate 20 X
Huawei Mate 20 X (5G)
Huawei P20 Pro
Huawei P20
Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10
Huawei P smart 2019
Huawei P smart+ 2019
Huawei P smart Z


Honor:
Honor 20 Lite
Honor 20
Honor 20 Pro


LG:
LG G8 ThinQ
LG V50 ThinQ
LG V50S ThinQ
LG V30
LG V30S ThinQ
Linha LG X
Linha LG Q


Motorola:
Moto One
Moto One Power
Moto One Vision
Moto G7
Moto G7 Play
Moto G7 Power
Moto X4 Android One


Nokia:
Nokia 8.1
Nokia 9 PureView
Nokia 7.1
Nokia 7 Plus
Nokia 6.1 – Q4
Nokia 6.1 Plus
Nokia 4.2
Nokia 3.2
Nokia 3.1
Nokia 2.2
Nokia 8 Sirocco
Nokia 5.1 Plus
Nokia 1 Plus
Nokia 1
Nokia 5.1
Nokia 3.1
Nokia 2.1


OnePlus:
OnePlus 5
OnePlus 5T
OnePlus 6
OnePlus 6T
OnePlus 7
OnePlus 7 Pro
OnePlus 7 Pro 5G
OnePlus 7T
OnePlus 7T Pro


Oppo:
Oppo Reno


Realme:
Realme 3 Pro


Redmi:
Redmi K20 Pro
Redmi K20
Redmi Note 7
Redmi Note 7 Pro


Samsung:
Samsung Galaxy S10
Samsung Galaxy S10+
Samsung Galaxy S10 5G
Samsung Galaxy S10e
Galaxy Note 10
Galaxy Note 10+
Galaxy Note 10+ 5G
Galaxy S9
Galaxy S9+
Galaxy Note 9
Galaxy A80
Galaxy A6
Galaxy A7 (2018)
Galaxy A9 (2018)
Galaxy A40
Galaxy A70
Galaxy A90 5G
Galaxy Fold
Galaxy Tab S6
Galaxy A10
Galaxy A20e
Galaxy A50
Galaxy Xcover4s
Galaxy A6
Galaxy J6
Galaxy J6+
Galaxy Tab S4
Galaxy Tab S5e
Galaxy Tab A 8 (2019)
Galaxy Tab A 10.5
Galaxy Tab A 10.1


Sony Xperia:
Sony Xperia 1
Sony Xperia 5
Sony Xperia XZ3
Sony Xperia XZ2
Sony Xperia XZ2 Compact
Sony Xperia XZ2 Premium
Sony Xperia 10


Vivo:
Vivo NEX S
Vivo X27
Vivo NEX A


Xiaomi:
Xiaomi Mi 9
Xiaomi Mi 9 SE
Xiaomi Mi 8
Xiaomi Mi 8 Pro
Xiaomi Mi 8 Explorer Edition
Xiaomi Mi MIX 2S
Xiaomi Mi MIX 3
Xiaomi Mi MIX 3 5G
Xiaomi Mi A2
Xiaomi Mi A2 Lite
Pocophone F1










BLOQUEIO

DAS

PÁGINAS DO SITE

Há algum tempo atrás, eu estive trabalhando num código HTML, que bloqueasse todas as páginas de um determinado site. Ficou meio enrolado, mas deu certo. Para quem está afim de tomar esse tipo de atitude, deixo aqui o link para download, onde você poderá modificar o arquivo texto, conforme a sua necessidade:

https://mega.nz/#!g8NhgIrS!yjE-_iRgVKeWaa0q4XPedEMe_dI09yuTmOI6ycf6Cqw

 

(Evita a seleção e a cópia do conteúdo) 









A Modulação do Modem

 

Todo router tem o item MODULAÇÃO em suas configurações. Geralmente essa opção é encontrada indo em

CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DE INTERNET⇒CONFIGURAÇÕES DSL

 

No exemplo acima, em SELECIONE A MODULAÇÃO ABAIXO, você tem 07 opções. O porém agora é acertar quais das opções acima, vão ficar marcadas e quem pode ser desmarcado. Isso depende de testes. Em alguns routers, o importante é deixar todas as opções com a marca de seleção. Existem aqueles roteadores onde o melhor é desmarcar AnnexM Habilitado. O segredo é iniciar os testes, deixando todas as opções com o visto. Siga em frente desmarcando uma ou outra opção e veja o que acontece com o modem. O clímax da "coisa" é o ponto onde você tem internet mais rápida e router sincronizado!

 







Aparelho Explodiu

Enquanto Estava Carregando


Uma mulher sofreu queimaduras no braço e no cabelo, depois que o celular do marido dela, explodiu enquanto estava carregando no quarto do casal, em Salto (interior de São Paulo), na madrugada da última segunda-feira (23/12/2019).

 

Márcio Pereira Rodrigues, professor de 41 anos, afirmou que ele e a esposa viveram momentos de pânico, ao verem o aparelho em chamas. "De madrugada, escutei um barulho e um clarão, de repente já estava pegando fogo no lençol e no colchão", conta Márcio.

 

Ele contou que o celular não estava apresentando nenhum problema, antes da explosão e estava carregando com o carregador original no criado-mudo, ao lado da cama do casal, quando a explosão aconteceu.

 

A esposa de Márcio, Andreia Marques Jenkofsky, de 45 anos, teve queimaduras no braço. Parte do cabelo dela também queimou. Ela foi atendida em um hospital da cidade e liberada.

 

"A gente só tinha visto isso em redes sociais (Em vídeos). Não acreditávamos que poderia acontecer com a gente. Queremos alertar as pessoas, para que tenham cuidado, quando forem carregar seus aparelhos", conta Márcio.

 

O professor informou que vai registrar um boletim de ocorrência. O casal entrou em contato com a empresa Motorola, que pediu que o aparelho fosse enviado para a unidade deles em São Paulo. A empresa informou ontem (25/12/2019), que entrou em contato com a cliente, assim que soube do ocorrido, para oferecer o suporte necessário.

 

"A Motorola informa que já recebeu o produto e que fará todas as análises técnicas necessárias para entendimento do caso. Pedimos aos nossos usuários que leiam e sigam os termos de uso contidos no manual do usuário e que eles apenas usem acessórios e equipamentos projetados, fabricados e/ou aprovados pela Motorola", informou a empresa. O casal, de fato, estava usando o carregador original do aparelho.

 








QBright

 

Quer que a carga da bateria do seu celular, dure mais no seu dia a dia. Você pode ter isso acontecendo, reduzindo o brilho da tela do seu aparelho. É só usar o QBright!

 

A configuração do brilho varia de acordo com uma percentagem. Night: 0%. Outdoor: 35%. Indoor: 10%. Sunshine: 60%. Você poderá habilitar/desabilitar o Automático, também. Facilmente, eu encontrei esse aplicativo no Google Play (utilizando um notebook). Obs.: Não contém anúncios! Link para download:

https://mega.nz/#!UklE3K7S!BarwecOjrXUvNk5_tS4vg-1TdxvJt4r96r-1InjD3CM

 








Processadores

Intel da Linha

Core i9 9900k

 

Anunciados pela Intel como "os melhores processadores para games do mundo", por exemplo, em seu lançamento, o Core i9 9900K é um verdadeiro monstro na performance! Com 8 núcleos e 16 threadsRodando a uma velocidade altíssima (5.0 GHz - Frequência Máxima), o chip da Intel leva para casa, o título de melhor processador do ano de 2019, com facilidade.

 

O modelo é indicado para quem quer a melhor performance em games, softwares de edição e programas muito pesados. É capaz de encarar até mesmo as tarefas mais exigentes.

 

Características do Core i9 9900K:

1- 3.6 GHz de frequência (Mínima);
2- 8 Núcleos com 16 threads;
3- 16 MB de memória cache;
4- Suporte à memória DDR4;
5- Soquete LGA 1151 v2.

 

 








O Estilo de Vídeo

Que eu Gosto de Ver!

 








Conheça as Histórias Por Trás dos

Símbolos do Natal


O Natal é uma festa com raízes cristãs, em que se recorda e celebra o nascimento de Jesus. Seu simbolismo representa união, fraternidade, amor e caridade. Saiba mais sobre os símbolos natalinos.

    

Se você gosta de enfeitar a casa para a chegada do Natal, já deve ter percebido quantas coisas são inseridas na decoração. Todos os símbolos do Natal e os costumes, foram incorporados nas tradições natalinas, com o passar do tempo. O presépio, por exemplo, data do século XI.

 

A celebração do Natal acontece em quase todos os países do mundo, mas de maneiras bem diferentes. Cada um tem as suas tradições, que vão das roupas, aos pratos da ceia, mas todos celebram o amor e a fraternidade, reunidos em família, ou com amigos.

 

No entanto, mesmo com suas particularidades, graças à globalização, é possível reconhecer em praças e shoppings, decorações e canções típicas dessa época do ano. Com certeza não será difícil esbarrar com um Papai Noel por aí!

 

O Natal também traz um sentimento de paz e vem carregado de muita religiosidade. Por se tratar da celebração do nascimento de Jesus, muitos dos objetos natalinos retratam a fé cristã. Talvez você não saiba, mas até a árvore de Natal tem origem no cristianismo. Quer saber mais? Então conheça algumas das histórias por trás dos símbolos do Natal e dê mais significado à sua festa! Se deixe levar pela magia dessa celebração tão linda e cheia de encantos.

Papai Noel: A origem!


O velhinho gordo, barbudo e vestido de vermelho é uma das figuras centrais do Natal. Ele funde as características de diversos personagens, provenientes de todo o mundo. Trata-se de uma mistura do Papai Natal da Inglaterra, de São Nicolau (de Bári) e do Menino Jesus. São Nicolau era bispo de Mira e uma pessoa muito generosa.

 

Conta a história que um vizinho da diocese se encontrava em tamanha penúria, que decidiu vender as filhas para sobreviver, pois não podia casá-las, por falta de dinheiro para o dote. Para evitar essa dor à família, São Nicolau pegou uma bolsa cheia de moedas de ouro e, à noite, arremessou-a pela chaminé da casa desse homem. Com esse dinheiro ele casou a filha mais velha.

Porém, o mesmo aconteceu com a outra filha. Então, São Nicolau voltou a doar as moedas de ouro anonimamente. O pai das moças, muito agradecido, quis saber a identidade de quem, tão generosamente o havia ajudado, assim se escondeu perto da janela e esperou a chegada do benfeitor. Ao vê-lo, emocionou-se muito e, embora Nicolau o fizesse prometer que não contaria a ninguém, ele não se conteve e espalhou a história pela cidade. Muitas lendas fizeram com que a fama do santo se estendesse por todo o continente.

                         

O Papai Noel de Hoje


Porém, o Papai Noel que conhecemos hoje só assumiu esta forma a partir do século XIX. Em 1863, o cartunista Thomas Nast, da revista Harper’s Weekly, começou a desenvolver sua própria imagem do Papai Noel. Deu-lhe barbas e o apresentou todo vestido de peles, dos pés à cabeça.

 

No final do século XIX, a figura de Papai Noel já aparecia em todos os lugares, mas não estava padronizada. Ele era representado tanto grande, quanto pequeno e em geral gorducho, mas às vezes normal, ou ligeiramente robusto e vestido com peles, ou com trajes de cor vermelha, azul, verde, ou grená. Pouco a pouco, a cor vermelha se tornou a preferida.

 

O século XIX foi fundamental para a difusão e a consolidação da figura do Papai Noel. Por um lado se definiram seus traços e atributos mais típicos e, por outro, continuou o processo que, aos poucos, o transformaria em um personagem laico.

A Árvore de Natal


Há uma lenda proveniente da Europa, especificamente da primeira metade do século VIII, em que se conta, que um carvalho que os pagãos acreditavam ser sagrado, caiu sobre um abeto, mas este último, milagrosamente permaneceu intacto e por isso foi proclamado a árvore do Menino Jesus. Sua forma triangular foi adotada como símbolo da Santíssima Trindade e a luz da estrela na cúspide, passou a ser a representação de Deus Pai.

 

Os enfeites simbolizam a alegria pelo nascimento de Jesus e as bolas, estrelas e sinos, que se penduram na árvore de Natal, representam as pedras, as maçãs e outros elementos que no passado decoravam o carvalho (antecessor do atual pinheiro de Natal). Acredita-se que, como o carvalho perde suas folhas durante o inverno, era necessário enchê-lo de adornos para dar a ele o aspecto de uma árvore em sua plenitude, cheia de frutos.

 

As luzes da árvore representam a fé. Antigamente, velas eram usadas, em vez de luzes artificiais e essas velas correspondiam à purificação (sua chama era o símbolo com que se representava Cristo, como sendo a luz do mundo).

 

A estrela representa o luzeiro que guiou os fiéis e os Reis Magos até Belém, para adorarem o Menino Jesus.

A Troca de Presentes


Algumas pessoas acreditam que a troca de presentes simboliza a oferenda que Deus fez aos seres humanos, enviando Jesus. Outros creem que essa prática se relaciona aos presentes dados ao Menino Jesus, por ocasião do seu nascimento.

 

Atualmente, são concebidos como uma expressão de amor e amizade. Mas o importante ao presentear é a atitude, sem levar em conta o valor do presente. O que aflora é o espírito de generosidade e o de bom coração, de quem está presenteando e o sentimento de agradecimento e humildade, da parte de quem recebe o presente.

 

Como a época natalina é considerada um tempo para compartilhar e expressar carinho, oferecer algo aos outros é uma maneira de cumprir essa tradição. Biscoitos de Natal também podem ser bons presentes.

Os Três Reis Magos


Na tradição cristã, eles são aqueles que visitaram e levaram presentes para o Menino Jesus ("O rei dos judeus”), que acabara de nascer.

 

Na Igreja ocidental são conhecidos como Melchior, Gaspar e Baltazar, embora recebam diversos nomes nas Igrejas orientais. Melchior levou-lhe ouro, Gaspar o presenteou com incenso e Baltazar deu-lhe mirra.

 

Alguns dos tradutores mais antigos, usavam a palavra "sábio", no lugar da palavra "mago". Uma vez que no Evangelho de São Mateus está implícito que observavam as estrelas, pode-se supor que o termo se refere aos astrólogos de Zoroastro e ao se acrescentar “do Oriente”, entende-se que vinham da Pérsia.

Presépio


São Francisco de Assis foi o fundador da ordem franciscana e quem iniciou, entre 1200 e 1226, o costume de montar um presépio. Segundo a tradição, São Francisco percorria os campos, perto do pequeno povoado de Rieti, no inverno de 1223. Nesse Natal, São Francisco estava na ermida de Greccio e foi ali que teve a inspiração de reproduzir ao vivo o mistério do nascimento de Jesus.

Construiu um casebre de palha, em forma de portal, pôs dentro dele uma manjedoura, trouxe um boi e um jumento dos vizinhos do lugar e convidou um pequeno grupo para reproduzir a cena da adoração dos pastores.

Conta a lenda que, de maneira milagrosa, surgiram anjos em cena, que personificaram o Menino Jesus, a Virgem Santíssima e São José.

 

A ideia de reproduzir o nascimento se popularizou rapidamente em todo o mundo cristão. Mesmo assim, a tradição assinala que o primeiro presépio foi feito em Nápoles (fins do século XV), montado com figuras de barro. Carlos III ordenou que os presépios se estendessem e se popularizassem em todo o reino italiano e espanhol.

O Advento


O Advento representa uma etapa de preparação e reflexão, ou seja, um tempo de renovação espiritual e esperança, antes da chegada do Natal. Ele começa quatro domingos antes do Natal, mais ou menos, no dia 30 de novembro.

 

Em algumas culturas europeias e da América do Norte, existe, há pelo menos um século, a tradição de colocar um calendário, feito em um quadro com janelinhas (que se abrem a cada dia, até chegar o Natal). Esse calendário pode ser elaborado de diferentes modos, mas o seu objetivo é didático e é usado, para que as crianças contem os dias que faltam para o Natal e se preparem para recebê-lo.

 









Apple Watch Series 5:

O Melhor Smartwatch?

 

Acompanhando o lançamento dos iPhones 11 e 11 Pro, a Apple decidiu atualizar o Apple Watch e lançou há alguns dias no Brasil a quinta geração do relógio inteligente.

 

O acessório ganhou uma tela Retina, ligeiramente melhor do que na geração anterior, um novo aplicativo de compasso e uma nova opção feita em titânio. Agora fica com a tela sempre ligada. Será que vale a pena gastar tanta grana em um relógio que começa custando R$ 4000,00?

 

           

 

 

 

 






Labrador Retriever

O cão labrador é a perfeita mistura de todas as características encontradas nos melhores cães de caça.

Eles são inteligentes e amigáveis, mas ainda são muito melhores como caçadores na água.

São capazes de capturar a sua presa, de forma tão suave, que o dono receberá a mesma, nas seguintes condições: Viva e sadia. O labrador retriever é o líder, quando o assunto é a seleção das 10 melhores raças de cães de caça.

Os machos, fisicamente, podem apresentar entre 56 e 57 cm de altura cernelha, com peso de 36 a 40 kg.

A pelagem se caracteriza grossa e impermeável, sendo a cauda um auxílio para o nado.

O labrador pode se apresentar em 3 cores: Amarelo, chocolate e preto.

Uma raça favorita ao auxílio de inabilitados (existentes em muitos países). Ele é frequentemente treinado para ajudar os cegos, aqueles que têm autismo e para agir como um cão de terapia.

 

 

 






 

 

É Possível Incrementar o Seu Smartphone,

Ajustando Algumas Configurações


O Android tem muito a oferecer, quando falamos de recursos e configurações. As pessoas costumam passar muito tempo comparando as aptidões de seus celulares, mas há algumas coisas que podem ser feitas nos primeiros minutos, ao pegar o seu novo telefone. Algumas medidas podem prolongar a vida útil da bateria: A configuração do não perturbe, a ajuda em caso de perda ou roubo, etc. Veja abaixo dicas para turbinar um Android:

 

Melhorando a Vida da Bateria


A duração da bateria é uma das coisas que mais irrita os donos de smartphones. Ninguém quer carregar o celular duas, ou três vezes por dia. Para evitar isso, algumas etapas podem maximizar a carga do telefone.

Desativar o brilho automático da tela é a primeira coisa a se fazer. Além disso, definir o brilho em menos de 50% do máximo. Quanto mais brilhante a tela, mais energia é gasta para mantê-la ligada. Caso o seu smartphone não possua a opção do brilho automático no painel de atalho, é necessário abrir as configurações e procurar por “brilho” para desativar a função.

Outra etapa é ativar a bateria adaptativa e a otimização. O Google introduziu esses recursos no Android 9.0 Pie. Essas ferramentas se concentram em aprender como você usa o telefone, saber quais aplicativos usa e quando e, em seguida, otimizar os apps e a quantidade de bateria que eles usam.

Modo Escuro


Outra maneira de prolongar a vida útil da bateria e também ajudar os olhos, é usar o modo escuro do Android. De acordo com o Google, o modo não apenas reduz a tensão que o smartphone causa nos olhos, como também melhora a bateria, pois usa menos energia para exibir fundos escuros nos displays OLED. Para ativá-lo, basta abrir as configurações e procurar por “modo escuro”, “tema escuro” ou “modo noturno”.

 

Mantenha a Tela Inicial em Ordem


Sempre que você baixa um novo aplicativo, o sistema automaticamente adiciona um ícone na tela inicial. Felizmente, existe uma maneira bem simples de evitar que isso aconteça: Basta pressionar e segurar uma área vazia da tela inicial e então, selecionar “Configurar tela inicial”. Depois é só encontrar algo como “Adicionar ícone à tela inicial” e desativar. Ainda é possível adicionar atalhos manualmente, caso desejado.

 

Configurar o Não Perturbe


Se você deixa o celular na mesa de cabeceira durante a noite, provavelmente não vai querer que ele apite ou vibre o tempo todo. Principalmente quando você quer dormir. Pensando nisso, o Android possui a função “Não Perturbe”, que mantém o telefone, mais ou menos, silencioso durante um horário programado.

Para ativá-lo, vá em “configurações” e depois em “Sons”. Usando o recurso, você pode configurar um intervalo de horas, quando quiser desligar o ruído. As notificações vão chegar normalmente, apenas não reproduzirão sons ou vibrações. Além disso, é possível colocar algumas exceções, como repetição de chamada, ou contatos favoritos.

Esteja Preparado, Caso Haja a Perda do Seu Telefone


Nada pior do que perder, ou ter o celular roubado. Porém, os smartphones costumam ter funções que ajudam a localizá-lo, através do recurso “Localizar meu dispositivo”, do Google. Para ativar é bem simples: Abra as configurações do telefone e pesquise por “Localizar meu dispositivo”. Geralmente está na seção de segurança.

A Samsung também possui seu próprio recurso, o “Find My Mobile”, que pode ser encontrado na seção de “Biometria e segurança”, das configurações. Depois de ativado, você pode acessar o android.com/find, ou o findmymobile.samsung.com, em qualquer computador, ou dispositivo móvel e fazer login na conta.

Supondo que o celular esteja ligado e online, é possível ver a sua localização, em um mapa. A partir daí você pode bloquear, ligar, definir uma nota na tela de bloqueio para dizer algo ou, na pior das hipóteses, limpar remotamente todo o smartphone.

 









Será que você sabe como manter os seus dados seguros? Proteger o celular de aplicativos maliciosos é uma preocupação comum, já que costumamos guardar nele um monte de informações pessoais e sigilosas, concorda?

 

A privacidade no celular é um assunto sério, porém muitas pessoas desconhecem a necessidade de se proteger no aparelho. Mas quais os riscos que corremos com brechas de segurança num smartphone?

 

Descubra agora como manter os dados do seu celular, seguros.

 

Segurança de dados: Por que é tão necessária?


A segurança de dados é um conjunto de medidas que visam diminuir a vulnerabilidade de um aparelho. Não há dúvidas de que o smartphone se tornou um dos itens mais valiosos na vida das pessoas, pois reúne fotos, informações bancárias, dados de acesso a dezenas de sites e contas, além de conversas pessoais. Por isso, aumentar a segurança de dados do celular é um assunto altamente relevante.

Devido ao valor acumulado pelo objeto, os cibercriminosos acabam se aproveitando da falta de cuidado dos usuários, que geralmente não se preocupam com a questão da segurança.

O roubo de dados pode custar uma enorme dor de cabeça, além de prejudicar a imagem de uma pessoa. Logo, você deve começar a se preocupar com a segurança do seu celular agora mesmo!

Dicas para manter os dados seguros


Está na hora de começar a pôr em prática algumas medidas simples de segurança. Confira:

Bloqueio de tela


Essa simples ação inibe a tentativa de uso do seu celular por outras pessoas. Muitos aparelhos agora possuem o recurso de scanner digital, em que o aparelho só pode ser desbloqueado com a digital do usuário. Isso significa que não adianta tentar entrar no aparelho com senhas.

Se algum amigo seu ou parente precisar usar o seu celular, esse recurso pode ser incômodo. Porém, é uma medida a mais de segurança.

Backup de arquivos


Fazer backup de seus arquivos regularmente (áudio, textos, conversas, fotos etc.) é uma ótima atitude para garantir a segurança.

Caso seu celular seja furtado, perdido ou quebrado, você terá todos os seus arquivos salvos em outro local. Ou então, os arquivos irão imediatamente para lá, sem necessitar o armazenamento local. Isso pode significar que, em caso de roubo ou furto, a pessoa não terá acesso às suas informações.

Uso de senha


Por conveniência, muitas pessoas utilizam a mesma senha para vários aplicativos e sites. Mas isso pode ser um problema, ainda mais se essa senha for previsível, como uma data de aniversário. Assim, se um terceiro descobrir a sua senha, pode acabar tendo acesso a todos os aplicativos e contas registrados em seu celular.

Por isso, utilize senhas mais difíceis e diferentes para cada login e de vez em quando efetue a troca. Caso falte criatividade, você pode usar um gerador de senhas para facilitar na criação.

Criptografia de dados


A criptografia coloca uma camada extra de segurança no seus dados, fazendo com que seja mais difícil para os hackers chegarem até suas informações pessoais. Em contrapartida, a operação pode acabar tornando algumas ações do celular mais lentas, já que informações precisam ser decodificadas antes de serem acessadas.

Porém, isso provavelmente compensa! Para isso, se o celular já não tiver essa opção em modo automático, procure em “Configurações” e depois em “Segurança”.

Procure por aplicativos que ajudam a cuidar da segurança do seu aparelho!







 A Variável SNR

Todo router pra ADSL mostra em suas estatísticas a variável SNR (download/upload). A unidade de medida pra essa variável é o dB (decibéis).

 

Na prática, o valor em dB do upload não interessa, mas pro download, o importante é que tenhamos um valor em dB que seja ≥9.

 

Em alguns casos, a internet está lenta, somente pela condição de que o modem não possui uma boa sincronia com a linha telefônica, oferecendo valores em dB de SNR <9. Outras vezes, o problema envolve cabos oxidados, filtro de linha telefônica que apresenta defeitos, fios telefônicos que sofrem com a interferência da chuva, parafusos soltos na tomada telefônica ou configuração errada nos parâmetros da linha. Computadores que são constantemente otimizados e atualizados, oferecem melhores condições de trabalho. Tenha um bom antivírus e não esqueça de fazer uma varredura completa no sistema, pelo menos uma vez por mês.

 







Conheça o site que compara a sua voz com a do Freddie Mercury!


Seja no chuveiro ou no karaokê, todo mundo já tentou imitar o vocalista do Queen!

 

FreddieMeter calcula o quão perto (ou não) você está do talento dele!

 

Fim de ano é sinônimo de confraternização, seja entre familiares, amigos ou na famosa festa da firma. É bem provável que, numa delas, você acabe em um bar, ou em um karaokê.

Bom, seja você fã ou não de uma cantoria, vale a pena visitar o site FreddieMeter. Desenvolvido por três times de pesquisa do Google (Google Research, Creative Lab e o YouTube), a plataforma compara a sua voz com a de Freddie Mercury, vocalista do Queen e um dos cantores mais notórios de todos os tempos.

O projeto foi feito para homenagear uma marca recente conquistada pela banda. O clipe de “Bohemian Rhapsody” alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube, sendo o primeiro vídeo de música anterior aos anos 1990 (a canção é de 1975), a atingir esse número.

 

Além disso, a plataforma foi feita para apoiar a Mercury Phoenix Trust, fundação criada em 1992 (um ano após a morte de Freddie), que visa conscientizar as pessoas sobre HIV e AIDS e ajudar no combate a esse problema. Ela é comandada pelos colegas de banda Brian MayRoger Taylor e por Jim Beach (empresário do grupo).

 

Como o FreddieMeter funciona?

O “karaokê do Queen” é bem simples de usar. Ao entrar no site, é possível escolher entre quatro músicas da banda britânica (“Bohemian Rhapsody,” “Don’t Stop Me Now,” “Somebody to Love” e “We Are the Champions”) e soltar o gogó. A plataforma permite que você grave a performance caso queira compartilhá-la na internet e garante que nenhum arquivo fica salvo na nuvem.

 

Depois que o trecho da música escolhida é tocado, o site exibe uma nota de compatibilidade com a voz de Freddie, que vai de 0 a 100. O “match” é feito pela inteligência artificial do sistema, que foi treinado usando o machine learning (“aprendizado de máquina”, em inglês): O algoritmo foi calibrado com o vocal original do cantor e com amostras de pessoas tentando cantar como ele. O sistema analisa três coisas: Afinação, timbre e melodia. Para cada quesito, o FreddieMeter atribui uma nota diferente, além, claro, da pontuação final.

 

O karaokê interativo é divertido, mas precisa de uns ajustes. O pessoal da SUPER INTERESSANTE, colocou “Don’t Stop Me Now” para tocar, mas não cantaram juntos (o que foi um desafio). Resultado: 22% de match com a voz do Queen (o dobro do valor que um dos editores do canal americano CNN diz ter atingido ao cantar “We Are The Champions”). Uma diversão que vale a pena conferir.

 






SAGEMCOM

Quem tem a ADSL da OI, se vê diante de um modem SAGEMCOM, conforme o modelo acima citado. Acontece que esse modem tem a opção de autenticação na rede FON (que pertence a essa operadora). 

 

O bloqueio da rede FON é feito da seguinte maneira:

001- Digite na barra de endereços do seu navegador o seguinte gateway padrão: 192.168.1.1;

 

002- Ao acessar o IP do modem, você vai conseguir logar no firmware com o usuário admin e a senha admin;

 

003- Em Gerenciamento, clique em Atualizar Software e faça o upload do seguinte arquivo:

https://mega.nz/#!k5tAHCII!JbseCydc_sz7ypMhHafRjeMPELwEUmpkpz2H6qZCiQM

 

004- Quando o modem for reiniciado, logue no harware nas condições abaixo:

Usuário: super - Senha: @c&essoO1

 

005- Em Gerenciamentodeixe a tela de Cliente TR-069, do seguinte modo:

Onde estiver escrito Habilitar, deixe Desativado e desmarque a caixa que solicita Autenticação. Salve as opções e reinicie o router.

 

006- Numa nova janela do navegador, digite o seguinte endereço 192.168.1.1/fon e diga que você não aceita fazer parte da rede FON; 

 

007- Clique em Avançar e espere o processo ser finalizado.

 

Obs.: Se for preciso, quando o seu roteador for atualizado com o novo fimware, dê um Reset nele e faça a configuração do mesmo através do 192.168.1.1/wizardoi. Faça isso depois do item 3, se você estiver com dificuldade para navegar. Faça todas as configurações com o seu computador conectado à internet, através de um cabo de rede.

 

 






Seis Dicas Para o Uso Saudável do Smartphone!


Se Usada com Cautela, a Tecnologia é uma Excelente Aliada no Ensino-aprendizagem!!!

 

Não há como negar a importância da tecnologia para a realização de tarefas do dia a dia. Hoje, tudo fica mais fácil e rápido com o uso de computadores, de tablets e de smartphones. O mundo virtual passou a ter um significado diferente com o advento da globalização. Mas quando esse uso é excessivo, pode trazer alguns problemas de saúde.

 


No âmbito do ensino-aprendizagem, a tecnologia é uma excelente aliada, estimula o desenvolvimento cognitivo da criança, a competitividade, a criatividade e ainda é parceira para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Mas todos esses resultados só serão obtidos de maneira saudável, se a ferramenta for utilizada com cautela.

 

O celular, por exemplo, é o queridinho de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que permanecem conectados na telinha por longos períodos do dia. Há aquelas pessoas que até se perdem no mundo virtual e se esquecem de seus compromissos no mundo real. O uso excessivo do celular pode levar a problemas de relacionamentos interpessoais, dispersão do foco e falta de produtividade.

Por isso, a coordenadora do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio do Colégio Marista - Ribeirão Preto (SP), Lúcia Inês de Oliveira Souza Montagnani, dá seis dicas importantes usar o celular de forma saudável, evitando o vício que traz tantos malefícios:

  • Estabelecer horários para as atividades diárias;
  • Privilegiar as relações presenciais em atividades cooperativas e colaborativas;
  • Estar atento aos canais de informações e orientações para fazer uso seguro da internet;
  • Buscar outras alternativas de lazer, como esporte, música e cultura;
  • Compreender que o celular é mais uma ferramenta de comunicação e aprendizagem;
  • Tentar ficar pequenos períodos do dia sem usar o celular, privilegiando leituras e um maior convívio com os familiares. 

 

 

Lúcia alerta que, se o jovem desconfiar que o vício em celular é grave, deve pedir a ajuda de um profissional especializado. “Temos a tecnologia como excelente ferramenta no processo ensino-aprendizagem e precisamos conservá-la como aliada para as próximas gerações”, destaca.

 

 






Teste agora: Bug traz modo escuro no WhatsApp para Android. Usuários da versão beta do aplicativo já podem ter uma prévia de como deve ser a função oficial!!!

Já tem algum tempo que surgiram indícios da chegada de um modo escuro no WhatsApp. Tudo indica que o lançamento dessa opção acontecerá em breve, mas quem utiliza a versão beta do mensageiro para Android pode testar algo parecido e isso, por meio de um bug no aplicativo, que felizmente, não interfere no funcionamento do aparelho e nem compromete a segurança.

 
O erro em questão foi divulgado pelo site WABetaInfo e só dá certo em dispositivos rodando o Android 10. A “ativação”, por assim dizer, é bastante simples. Primeiro, habilite o modo escuro no sistema operacional. Depois, copie o link de algum vídeo do Youtube e o envie para qualquer contato no aplicativo de mensagens. Ao abrir a janela minimizada do vídeo, as cores no fundo ficarão mais escuras. É possível até ver o logotipo “from FACEBOOK”, que a plataforma adotou há algumas semanas.

Pode ser que o bug não funcione todas as vezes, afinal, trata-se de um erro de funcionamento no aplicativo. Contudo, já dá para ter uma ideia de como deve ficar a novidade quando ela for lançada em seu modelo final. Além disso, ao clicar em qualquer parte do App, ele volta a ficar claro. Lembrando que, para testar esse bug, é necessário estar inscrito no programa de testes do WhatsApp.

De acordo com relatos de usuários do Twitter, o bug funciona muito bem em aparelhos da linha Pixel, do Google, mas também pode ser visualizado em smartphones de outras fabricantes, como Motorola e Samsung.

 

 

 







Sensores presentes na estação espacial captam o momento em que um raio produz radiação gama!


Em 10 de outubro de 2018, durante uma tempestade ao leste de Sulawesi, ilha na Indonésia, um raio foi observado dentro de uma nuvem. A captação do momento foi feita pela Estação Espacial Internacional (ISS) que estava passando acima do local, na época. Foi possível observar que o raio produziu um flash de radiação gama. Ao mesmo tempo, um anel de luz ultravioleta se tornou visível na camada superior da atmosfera – esse fenômeno é conhecido como Elve. 

 

Agora, na última terça-feira (10/12/2019), cientistas divulgaram o resultado dessas observações. De acordo com o que foi disponibilizado, essa foi a primeira vez que instrumentos foram capazes de captar um flash de raios gama no solo terrestre (TGF) e um componente de luz Elve.

 

Com esses resultados em mãos, cientistas apontam para fortes evidências que corroboram a teoria de que há uma ligação direta entre os raios, que é a radiação produzida por tempestades e os fenômenos atmosféricos observados no topo da atmosfera.

 

As tempestades de raios possuem fortes campos elétricos que são capazes de acelerar partículas – ele funciona de forma semelhante aos coletores de partículas usados por estudiosos da área. As partículas, quando aceleradas, emitem um flash de luz com alta concentração de energia chamada de raios gama.

 

Os Elves, por sua vez, são fenômenos de luz que acontecem uma vez a cada cem raios e duram um milésimo de segundo. Se trata de um anel que é responsável por emitir raios que afetam grandes áreas. Esse fenômeno é produzido por pulsos eletromagnéticos que agitam partículas presentes na ionosfera para produzir luz.

 

Os pesquisadores usaram o Monitor de Interações Espaço-Atmosfera (ASIM), instrumento presente na ISS, que é composto por dois detectores de raios-x e raios gama, três detectores de luz visível e ultravioleta e duas câmeras de luz. Todos esses sensores estão apontados para baixo, o que contribuiu para a captação.

 







Aplicativo Vai Perder a Compatibilidade com Sistemas Operacionais mais Antigos


O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil e é muito difícil encontrar alguém que não tenha o app baixado em seu smartphone. Porém, a partir de fevereiro de 2020, algumas pessoas podem não ter mais acesso a ele. Isso porque o aplicativo vai perder a compatibilidade com sistemas operacionais mais antigos.


Aqueles que usam Android 2.3.7 e iOS 8, além de versões anteriores, não conseguirão mais utilizar o aplicativo após fevereiro do ano que vem. Até essa data, porém, a empresa alerta que alguns recursos podem parar de funcionar a qualquer momento. Além disso, usuários de todos os celulares com o sistema do Windows Phone não vão poder mais usar o aplicativo depois do dia 31 de dezembro.

 

Segundo comunicado, o WhatsApp é compatível com celulares com Android 4.0.3, iPhone com iOS 9 e aparelhos selecionados com KaiOS 2.5.1, além das versões mais recentes desses sistemas operacionais.

 

Quais Celulares Perderão o WhatsApp?


A partir de 1º de janeiro de 2020, o aplicativo não vai funcionar em celulares com os seguintes sistemas operacionais:

Android 2.3.7 e versões anteriores;
iOS 8 e anteriores.

 

 









 

Nem todos os planos de Jack O Estripador saíram como planejado, é o que relata uma matéria publicada no All That's Interesting. O caso da vítima que "escapou" das crueldades do mutilador de Whitechapel é bastante curioso e circunstancial, revelando a grande (e talvez a maior) ponta solta na fria metodologia do serial killer. Conheça, então, Elizabeth Stride.

 

Elizabeth, nascida na Suécia em 27 de novembro de 1843, era conhecida popularmente como Long Liz, ganhou a vida como empregada doméstica e garota de programa, mesmo tendo fundos financeiros para buscar outras oportunidades mais promissoras. Já na Inglaterra, viveu anos complicados com seu esposo, John Stride, até uma iminente separação, o que fez a jovem tornar a frequentar as ruas, agora já no condado de Whitechapel, dormindo em apartamentos de vários homens durante seus últimos meses de vida.

 

No dia de sua morte, Elizabeth estava alojada em uma casa entre a 32 Flower e a Dean Street, se arrumando para uma noite de diversão, a fim de ganhar um dinheiro nas ruas próximas. Suas caminhadas fugazes e movimentações passaram despercebidas por muitos, mas não pelos olhares curiosos de alguns traseuntes que viam, constantemente, a moça acompanhada de um rapaz baixo.

 

Apesar dos alertas e da situação de risco com um assassino a solta, a moça continuava à procura de um local íntimo, até que o cidadão Israel Schwartz escutou seus gritos pela última vez.

 

Segundo relatos, um homem parou e conversou com Elizabeth próximo à Berner Street e a levou para uma rua escura. Lá, invisível por todos, foi encontrada morta no dia seguinte e levada para exumação. Porém, o Dr. George Phillips, que já trabalhou em outro caso de Jack O Estripador, percebeu que Elizabeth não foi morta por seus métodos e sugeriu que o assassino ficou assustado com a movimentação na rua, tendo que interromper a morte lenta de Stride e indo à caçada de uma outra vítima em sequência.

 

A suspeita comprovou-se depois, em um bilhete escrito pelo próprio Estripador, relatando que "não pude terminar direito", afirmando que Elizabeth, a vítima número um da noite, "gritou um pouco" e que a próxima vez seria um "evento duplo".

 

Elizabeth faleceu em 30 de setembro de 1888.

 









Lendo a revista VEJA, há algum tempo atrás, através de um aplicativo de celular, eu encontrei essa reportagem:








Miquel Wattson, enguia do Aquário do Tennessee, controla o clima festivo e mantêm sua conta no Twitter por meio de suas descargas elétricas!

 


O Aquário do Tennessee encontrou uma maneira bem inusitada de celebrar a temporada de festas: A enguia do aquário, chamada de Miguel Wattson, pode controlar as luzes de sua própria árvore de Natal.

 

“Sempre que o Miguel descarrega eletricidade, sensores na água distribuem a carga para um conjunto de alto falantes”, disse Joey Turnipseed, especialista de produção audiovisual do aquário. “Os alto-falantes convertem a descarga no som que você escuta e nas luzes piscando festivamente”, completou.

 

Além de ser divertido, o projeto tem uma função educacional, uma vez que a duração da iluminação corresponde ao "status de energia" de Miguel. “O piscar rápido e fraco das luzes é causado pelas constantes e baixas tensões de eletricidade que ele libera quando tenta encontrar comida. Os flashes maiores são causados pelos choques de tensão mais altos que ele emite quando está comendo ou animado”, explicou a aquarista Kimberly Hurt.

 

Isso não é tudo! A enguia Miquel tem uma conta no Twitter, com 40,3 mil seguidores, que também é controlada por seus choques. E então, assim como acende sua árvore de Natal, os sensores do tanque permitem que ele envie tuítes, quando emite descargas elétricas, a partir de uma certa tensão.

 

 

 

 









Por Dentro de um Navio Negreiro!

Em porões de navios escuros, sujos e quentes, cerca de 12,5 milhões de africanos escravizados foram trazidos para a América.

1. Revoltas

Muitos achavam que virariam comida ou seriam mortos de qualquer forma. Então se recusavam a comer ou se jogavam ao mar nas poucas horas em que podiam subir ao convés para se “exercitar”. Poucas rebeliões davam certo. Geralmente, os rebeldes eram lançados ao Atlântico.

 

2. Quem vinha

Os traficados eram, na maioria, meninos e jovens de 8 a 25 anos, mas isso mudou nos últimos anos do tráfico. “Tudo quanto se podia trazer foi trazido: O manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes religiosos, mulheres com bebês e mulheres grávidas”, disse o ex-traficante Joseph Cliffer, em depoimento ao Parlamento Britânico, em 1840.

 

3. Tratamento

Um cativo morto era prejuízo na certa. Para prevenir isso, os membros da tripulação obrigavam os negros a dançar no convés para se exercitar, além de levarem cirurgiões a bordo a partir de 1750 – a preocupação, claro, era com o lucro e não com os escravos.

 

4. Bandeira

Autorizada por acordos com outras nações, na luta contra o tráfico, a Inglaterra seguia e vistoriava navios suspeitos em alto-mar. Como os Estados Unidos não permitiam essa vistoria, barcos negreiros de várias nações hasteavam a bandeira americana para passar por baixo do nariz dos ingleses.

 

5. Alimentação

Era composta principalmente de arroz, milho, feijão, carne seca e farinha de mandioca. Era servida em baldes onde dez homens tinham de comer juntos, o que provocava inúmeras brigas e infecções alimentares.

 

6. As condições

O chão em que ficavam era grotesco: Coberto de sangue, suor e outros fluidos corporais. As necessidades eram feitas em baldes ou em cabines no convés. Mas nem sempre essas estratégias funcionavam. O cheiro de urina e fezes era sentido de longe por quem esperava no porto.

 

7. Higiene

Para a higiene bucal, os escravos faziam bochechos com vinagre. Para limpar o corpo, só podiam se enxaguar duas vezes durante toda a viagem. Muitos padeciam de graves infecções oculares e intestinais, e os que não morriam chegavam moribundos ou cegos.

 

8. Calor

“Houve um companheiro tão desesperado pela sede que tentou apanhar a faca do homem que nos trazia água. Suponho que foi jogado ao mar”, disse o escravo Mahommah Baquaqua. A água era parte das rações diárias, mas nunca supriam o mínimo para matar a sede no calor de 50 graus do porão.

 

9. Tamanho

Os maiores navios transportavam até 700 escravos, mas ficaram gradativamente menores para poder escapar da fiscalização após a abolição do tráfico pela Inglaterra. As embarcações dividiam homens de mulheres e os carregavam acorrentados e deitados lado a lado nos porões.






Campo Grande/MS tem nos dias atuais uma rodoviária abandonada. Ela está localizada à rua Barão do Rio Branco, 513 - Bairro Amambaí. Foi lá, que em tempos outrora, eu comprei muitas revistas, CDs e fitas cassetes. Gastei muito dinheiro comprando esses produtos. Ainda tenho alguma coisa desse tipo, guardada em algum lugar da minha casa. Não me esqueço do dia em que eu comprei o primeiro cassete com músicas italianas. Depois vieram os CDs. Segue abaixo, um link que pra mim, é muito especial:

https://mega.nz/#!l1tRyAoB!YQ4h9GPeDCrxS8T7PRKrP46m8uFM_0A4TkYCoSTfwwc

 

 







 

A Surpreendente
Origem do PlayStation

Ele está completando 25 anos e impressionantes 570 milhões de unidades vendidas, mas só existe por causa de uma manobra secreta da Nintendo, que traiu e enfureceu a Sony.

Nesta primeira semana de dezembro/2019, o PlayStation completa 25 anos. É um dos produtos mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos, mas o que você talvez não saiba, é que pelo plano original, ele não deveria existir, pelo menos, não como um console de videogame.

Na década de 1980, a Sony ditava os rumos da indústria de tecnologia com o Walkman, o CD, o Discman, as TVs Trinitron, camcorders de 8 mm, etc. Era um império indestrutível, que ganhava oceanos de dinheiro e não via por que se meter no volátil mercado de games. O engenheiro Ken Kutaragi decidiu embarcar num projeto secreto. Ele desenvolveu, sem contar a seus chefes da Sony, o chip de áudio SPC700, que viria a se tornar o processador de som do Super Nintendo (console lançado em 1990).    

Foi o começo de um relacionamento entre as duas empresas, que logo estreitaram os laços num projeto mais ambicioso. A Nintendo pediu à Sony que desenvolvesse o SNES-CD (um leitor de CD-ROM para o Super Nintendo). Fazia sentido. Como co-inventora do Compact Disc, a Sony dominava o formato. Havia uma corrida para levar os consoles de 16 bits à era do CD-ROM (a Sega estava desenvolvendo seu produto do tipo Sega CD, para o Mega Drive/Genesis e a NEC já tinha um console (o PC Engine, com leitor de CD).

A Sony desenvolveu um protótipo que combinava o hardware e os joysticks do Super NES, com um leitor de CD (o PlayStation). Ele aceitava os cartuchos do SNES e também jogos em CD. Na verdade era um CD levemente modificado, que foi batizado de Super Disc. Pelos termos do acordo, a Sony permanecia dona da tecnologia envolvida no Super Disc. Isso incomodou a Nintendo, que costumava controlar com mão de ferro o hardware e o software de suas plataformas (ela ficou famosa por, através do chip CIC, determinar quais games poderiam ou não ser lançados para o NES de 8 bits). 

Em junho de 1991, durante a Consumer Electronics Show (a maior feira de tecnologia do mundo na época), a Sony revelou ao mundo o PlayStation. Como ele era até então: Só um Super Nintendo com leitor de CD. No dia seguinte, a Nintendo detonou uma bomba. Anunciou que estava rompendo com a Sony e que iria se associar à Philips para desenvolver um leitor de CD-ROM para o Super NES. Descontente com o contrato que havia assinado com a Sony, a Nintendo vinha fazendo reuniões secretas com os holandeses da Philips (que haviam desenvolvido o Compact Disc junto com a Sony).  

Isso reescreveu a história. Surpresa e enfurecida, a Sony decidiu entrar com tudo no mercado de games. Manteve o nome, mas projetou um console completamente novo e revolucionário. O primeiro PlayStation, lançado em dezembro de 1994, levou os videogames domésticos para a era dos gráficos poligonais 3D (isso até já havia sido tentado com o console 3DO, que foi lançado em 1993 e fracassou pois era fraco, caro e tinha poucos games). Potente, acessível e sustentado por uma enorme campanha de marketing, o PS1 foi um megasucesso: O primeiro console, na história, a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas. Ken Kutaragi se tornou presidente da Sony Computer Entertainment (o braço de games da empresa); cargo no qual ficou até 2011. Os games se tornaram o maior e mais lucrativo negócio da Sony. 

A Nintendo, por sua vez, tropeçou. O tal leitor de CD nunca saiu. O console (portátil) Virtual Boy foi um fiasco e a empresa só se reequilibrou em 1996, com o lançamento do Nintendo 64 (com hardware desenvolvido pela Silicon Graphics, que dominava o mercado de workstations 3D). Fez sucesso, mas não a ponto de competir com o PlayStation e seus sucessores. Dali para a frente, a Nintendo acabou desistindo de disputar a supremacia tecnológica e apostou em consoles com mecânica de jogo diferente, como o Wii e o Switch (que ocupa o terceiro lugar no mercado, atrás de PS4 e Xbox One). 

Ao contrário de sua arquirival Sega (que abandonou o hardware e virou apenas uma editora de games), a Nintendo continua viva e bem, mas nunca recuperou a força hegemônica dos anos 80 e 90. Isso aconteceu por vários fatores, claro. A começar por um: Ter traído a Sony.   

 

 







Recurso Chega ao Aplicativo após Integração com a Any.do


O WhatsApp recebeu uma integração com a plataforma de organização de tarefas (Any.do). A parceria permite a criação de tarefas, receber lembretes e marcar compromissos usando o aplicativo de mensagens. Todas as funções agendadas serão avisadas para o usuário, via notificação.

A união foi anunciada no blog da Any.do, detalhando como a integração funcionará. Será possível, por exemplo, encaminhar os lembretes para seus contatos e ainda ter a possibilidade de receber uma notificação, quando uma tarefa sua estiver vencida.

Todos os lembretes ou tarefas adicionadas serão sincronizadas automaticamente, entre o WhatsApp e o Any.do, para que não haja preocupações em perder o controle de suas listas. Para usar a função, é necessário ter uma conta Any.do premium (US$ 2,99 por mês - cerca de R$ 12,50), para integrar as plataformas.

Segundo o site da parceria, o recurso está disponível em todos os dispositivos e em todo o mundo. Para habilitar a função em seu celular, siga o passo a passo a seguir:

A partir do aplicativo Any.do:

- Verifique se você possui uma conta do Any.do (premium);
- Vá em Configurações - Integrações -> WhatsApp;
- Adicione seu número de telefone e toque em enviar;
- Digite o código de seis dígitos que você recebeu, via texto e toque em confirmar;
- Ligue seus lembretes e comece a enviar mensagens para criar tarefas.

Também é possível vincular suas contas do WhatsApp e do Any.do, pelo https://whatsapp.any.do/pt/index.html.

 










A cidade de Santos, no litoral paulista, acabou de ganhar novos patinetes elétricos da Uber. Os pequenos veículos começaram a operar nesta terça-feira (03/12/2019) e fazem parte do esforço da empresa para reunir, em um único aplicativo, diferentes meios de transporte.

 

“Estamos muito empolgados em trazer os patinetes elétricos da Uber para o Brasil, começando por Santos, uma cidade sempre aberta à inovação e que tem uma boa infraestrutura cicloviária. Com esse novo serviço, queremos continuar ajudando as pessoas a se deslocar sem ter que depender de um carro particular, contribuindo para redução dos congestionamentos e da poluição urbana”, explicou Ruddy Wang, diretor de Novas Modalidades da Uber no Brasil.

Os patinetes elétricos da Uber chegam à Santos com preços competitivos: para desbloquear o veículo, o usuário desembolsa R$ 1,50 e, durante o tempo em que estiver utilizando-o, gasta mais R$ 0,75 por minuto – um bom custo-benefício para deslocamentos curtos.

Para instruir os usuários santistas sobre a nova categoria de transporte, a Uber preparou uma série de materiais educativos para relembrar as regras de trânsito e dicas para garantir a segurança. O conteúdo está disponível integralmente no site da empresa, no próprio aplicativo e, também, será distribuído em panfletos na atual área de operação, que vai da Ponta da Praia ao Emissário.

Para aumentar ainda mais a segurança, a Uber firmou uma parceria com a Centauro para oferecer um desconto de 40% na compra de alguns modelos de capacete.

Vale lembrar que, para utilizar os patinetes elétricos da Uber, não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, já que a nova opção de transporte vai aparecer, assim que o usuário que estiver dentro da área de operação, depois de atualizar o Uber em seu smartphone.








Curiosidades

Sobre

Modern Talking


a) Modern Talking foi uma dupla musical alemã de sucesso, composta por Dieter Bohlen e Thomas Anders. Foi o grupo musical mais próspero na Alemanha (por vendas). Suas composições eram cantadas em inglês.


b) Entre tantos sucessos de Modern Talking, a música mais conhecida da banda foi You’re My Heart, You’re My Soul. Só não vieram ao Brasil. Não se sabe o porquê que nunca estiveram aqui. Modern Talking fez vários discos nos anos 80. Depois que Dieter Bohlen revolveu se aposentar, Thomas Anders resolveu fazer sua carreira solo. Mesmo só, ele é o máximo.


c) Os singles “Win The Race” e “Ready For The Victory” foram escritos à pedido da estação de TV alemã RTL, para a sua transmissão das corridas de Fórmula 1.


d) Modern Talking foi a única banda a ter 5 singles consecutivos (número 1 na Alemanha).

 

Modern Talking:

https://mega.nz/#!kgFDgKjC!7vPl4PMMPgaOcoQuOYDohA6ccZnAzSGeOR5pJcVhAl0








Plataforma Online Oferece 100 Mil Vagas Gratuitas em Cursos de TI e Programação!


Iniciativa Pretende Capacitar Mão de Obra e Identificar Talentos em Tecnologia!

A Digital Innovation One, plataforma gratuita de educação tecnológica, e o SEPROSP (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo) renovaram o convênio na oferta de cursos gratuitos com foco na área da programação e desenvolvimento de software. Os interessados podem aprender JavaScript, HTML, React, Banco de Dados, Python, Git, Blockchain e Inteligência Artificial, em jornadas de 40 horas para cada módulo e com direito a certificado aos concluintes.

Quem quiser aproveitar as bolsas de estudo devem acessar o site da plataforma e realizar um cadastro. Vale lembrar que o projeto não é destinado apenas a estudantes, então se você já é profissional e quer adquirir conhecimento ou simplesmente tem curiosidade sobre como funciona a programação, pode aproveitar essa oportunidade para aprimorar o que já sabe. Também é possível receber uma análise do perfil individual, com as competências que ainda precisam ser desenvolvidas para que o usuário se torne mais competitivo no mercado, bem como quais cursos disponíveis ajudarão nessa capacitação.

Desde fevereiro deste ano, a plataforma atendeu a mais de 35 mil alunos interessados na área de programação. Agora, a intenção é alcançar 100 mil alunos através do serviço, que foi ampliado recentemente a fim de facilitar e democratizar sua utilização.

“As empresas precisam acelerar, está vindo cada vez mais, uma demanda maior e mais global. A concorrência hoje é transversal e coloca os negócios em grande pressão pela eficiência e resultados rápidos. Então a SEPROSP veio com a gente para propiciar competitividade às empresas de tecnologia, por meio dos treinamentos. Nosso currículo é flexível, com um ecossistema open education escalável, alinhado às principais tecnologias e inovações, para formar novos talentos, que poderão suprir lacunas existentes no mercado”, explicou Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One.

Além das empresas que têm utilizado a plataforma da Digital Innovation One para recrutar profissionais especializados, mais de 120 instituições de ensino também se tornaram parceiras do programa para estimular a participação dos alunos nos cursos e permitir que eles conquistem uma formação mais próxima com a realidade do mercado, além de entrarem na vitrine do mercado profissional.

“A educação e formação de profissionais é uma de nossas prioridades para fortalecer as empresas do setor de tecnologia da informação, fato que contribui diretamente para a competitividade e desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Luigi Nesse, presidente do SEPROSP.









O planejamento financeiro é uma prática indispensável para quem deseja ter um fim de mês tranquilo e juntar uma grana. Estabelecer um controle sobre as contas também é útil para que você entenda seus gastos. Infelizmente, nem todo mundo sabe como economizar dinheiro de maneira efetiva, sem comprometer o orçamento e a qualidade de vida.

Pensando nisso, listamos 5 dicas para ajudá-lo a poupar e ver sua conta sempre no azul. São recomendações aparentemente simples, mas que podem fazer bastante diferença em seu cotidiano.

Vamos lá?!

Como economizar dinheiro?


1. Pague o total da fatura do cartão de crédito
Muitas vezes, usar o cartão de crédito pode ser inevitável, já que algumas compras só podem ser realizadas a partir desse meio de pagamento. Ainda assim, prefira compras no débito ou em espécie. Desse modo, fica mais fácil controlar o que você gasta.

Além disso, os altos juros cobrados quando não pagamos o total da fatura podem ser uma verdadeira armadilha. Poucas coisas drenam tanto dinheiro do nosso bolso, como juros acumulados de cartão. Sempre que possível, pague à vista. E não esqueça, ao usar o cartão, mantenha a fatura em dia.

 

2. Não compre por impulso
Cosméticos, itens decorativos, tecnológicos e de vestuário são adquiridos, na maioria das vezes, mais por impulso do que por necessidade. Tente fugir desse cenário, já que essas compras também podem minar o orçamento aos poucos. Uma dica é sair da loja e dar uma volta antes de comprar. Se você realmente precisar ou quiser aquilo, irá voltar uma hora para buscar, caso contrário, a probabilidade de esquecer o mimo é bem grande. Faça o teste!

Isso não quer dizer que você não deve realizar seus desejos do consumo. Se você quiser muito comprar um smartwatch, por exemplo, faça uma pesquisa de marcas, modelos e ofertas antes de ceder às promoções.

 

3. Registre seus gastos e ganhos
Simples assim: Registre tudo o que você recebe e também o que você gasta. Há uma série de aplicativos desenvolvidos exclusivamente para controle financeiro. Se achar melhor, você também pode anotar manualmente.

A ideia é que, depois de um tempo, você consiga dividir seus gastos em categorias (alimentação, transporte, saúde etc.). Com isso, será possível saber para onde vai seu dinheiro e o que pode ser feito para melhorar ainda mais a economia mensal.

 

4. Faça adequações em seus planos
Verifique se seus planos de celular, TV e internet são condizentes com o uso que você faz deles. Pode ser viável fazer algumas adequações para aliviar seu orçamento e continuar usufruindo desses serviços.

 

5. Crie o hábito de poupar
Pode ser muito ou pouco (5% ou 30% do que você recebe), mas o que interessa mesmo é poupar o quanto você puder. Faça disso um hábito e separe essa quantia assim que receber seu salário.

Quais são os benefícios da economia de dinheiro?


Além da vantagem mais evidente (melhorar sua situação financeira), você terá mais autonomia para planejar seu futuro e tomar decisões importantes, que envolvem quantias significativas: Fazer uma pós-graduação, viajar para fora do país, comprar um veículo ou um imóvel e assim por diante.

Não é tão difícil saber como economizar dinheiro, concorda? Basta tomar algumas precauções e em pouco tempo você verá a diferença no seu bolso.







5 Histórias de Horror

Envolvendo a Black Friday

O dia mais esperado do ano para quem gosta de comprar coisas com descontos. Se você é do tipo que acha que só no Brasil as coisas dão errado quando o assunto é a Black Friday, precisa conhecer algumas histórias absurdas que acontecem na gringa.

 

A verdade é que no Brasil a tradição é mais recente e para ajudar nesse sentido, a galera do Tec Mundo está fazendo uma varredura nos preços, selecionando as ofertas que realmente valem a pena, então é sempre bom dar uma conferida.

 

Nos EUA, principalmente, as pessoas chegam a perder a razão em busca das melhores ofertas, transformando lojas em verdadeiros campos de batalha. A seguir, confira algumas histórias absurdas envolvendo a Black Friday:

1 – A TV dos Sonhos


Em 2012, um homem de Springfield, Massachusetts, resolveu comprar a TV que tanto queria (gigantesca, de tela plana e cheia de atrativos). Para isso, ele saiu de casa às 01h30 e levou o filho da namorada junto, para que a criança de dois anos não ficasse sozinha em casa.

O problema é que ele deixou o enteado trancado no carro, e isso é uma coisa que as pessoas precisam parar de fazer urgentemente. O cara ficou tão feliz por ter encontrado a TV que tanto queria, que esqueceu que estava de carro e voltou para casa a pé, carregando o trambolho sabe-se lá como. O homem foi encontrado mais tarde em casa pela polícia. Sabe o que ele estava fazendo? Assistindo a TV.

2 – Tudo Pelo Rádio


De novo, mais um caso de 2012. Um homem de 62 anos foi para o Walmart comprar um rádio para o neto. Depois de ficar cinco horas na fila, ele descobriu que não havia mais rádio algum. Determinado, ele foi até outra loja da rede, na esperança de encontrar o mesmo produto em promoção. Até aí, tudo bem, era só mais um consumidor louco por um desconto.

No meio do caminho até a outra loja da rede, porém, o homem se viu “empacado” no trânsito graças a uma motorista que, na opinião dele, estava dirigindo muito devagar. A solução? Parar ao lado do carro dessa motorista, sacar uma arma e disparar em direção ao veículo.

Acontece que aquele não era, definitivamente, o dia de sorte do vovô à procura de um rádio para o neto. Quem estava no carro ao lado era uma mulher cujo marido era um sargento que, olha a coincidência, estava atrás do veículo do vovô nervosinho e viu toda a cena. O final da história foi, claro, bastante diferente do que o senhor esperava. Em vez de voltar para casa com um rádio, ele acabou indo parar atrás das grades.

3 – Como se Dar Bem nas Filas?

Spray de pimenta, é claro!


Como é que ninguém tinha pensado nisso antes? A confusão da Black Friday é tão grande e a movimentação das pessoas é tão intensa que em 2011, uma mulher resolveu tirar seus concorrentes do caminho de uma maneira bem peculiar:

Ela estava também em uma das lojas do Walmart quando sacou um spray de pimenta da bolsa e borrifou a iguaria nos olhos de pelo menos 10 clientes que estavam em seu caminho. O pior não é isso. Na hora do ocorrido, ninguém percebeu a tática absurda da moça e ela conseguiu comprar tudo o que queria.

 

4 – Erro Extremo


A gente até faz algumas piadinhas com a loucura que as pessoas e especialmente, os norte-americanos, têm pelas promoções da Black Friday, mas alguns casos são extremos demais e nos fazem pensar: Vale realmente tudo por um desconto?

De novo, mais um caso no Walmart. Em 2008, um funcionário da loja foi pisoteado até a morte quando uma multidão de pessoas loucas por descontos invadiu o estabelecimento, numa correria alucinada. Além do funcionário, outras quatro pessoas ficaram feridas com o ocorrido.

Tudo começou às 5 horas da manhã, quando 2 mil pessoas tentavam derrubar as portas da loja, que ainda estavam fechadas. Preocupados, os funcionários formaram uma barreira humana para tentar impedir a invasão, mas a multidão derrubou as portas e entrou na loja.

Não para por aí: Quando os clientes foram informados de que um funcionário havia morrido e que eles deveriam sair do local, muitos ficaram indignados por precisarem ir embora. “Como você pode tirar a vida de um homem para economizar US$ 20 em uma TV?”, disse um dos funcionários.

5 – Mais Um Caso Trágico


Assim que o relógio marcou meia-noite, na Black Friday de 2011, um homem de 61 anos passou mal dentro de uma loja e desmaiou no corredor. Geralmente, quando uma pessoa cai no meio de um estabelecimento comercial, as outras pessoas correm para ajudá-la de alguma forma, mas era Black Friday e os outros clientes simplesmente começaram a pular por cima do corpo do homem caído.

Uma enfermeira que estava na loja viu o ocorrido e chamou uma ambulância, mas o homem acabou morrendo depois, no hospital. Amigos e familiares ficaram indignados e disseram acreditar que ele poderia ter se salvado se tivesse recebido ajuda mais cedo.

 

 







Irmãos Rebouças:

Os Primeiros Engenheiros Negros do Brasil

A influência provavelmente surgiu do convívio com um personagem que os acompanhava desde a infância. O pai, Antônio Pereira Rebouças, foi um importante advogado negro que atuou em um papel de destaque, sendo conselheiro de Dom Pedro II.

Considerados os primeiros homens afrodescendentes brasileiros a ingressarem na Universidade, os irmãos contribuíram com notoriedade para o desenvolvimento urbano do país. Ambos cursaram engenharia na Europa e retornaram ao Brasil para trabalhar na construção de estradas (ramo no qual eram especialistas).

Inicialmente, assumindo a incumbência de impulsionar o crescimento da província de Curitiba, participaram de projetos que foram fundamentais para a cidade. Segundo o jornalista e pesquisador, Jorge Narozniak, o primeiro trabalho dos Rebouças foi liderando a construção da Estrada da Graciosa que ligava o planalto ao litoral paranaense.

Desenvolvimento Urbano


A construção da Estação Ferroviária de Curitiba, também orientada pelos irmãos, trouxe a cidade um intenso desenvolvimento. Surgiram novas ruas, como a famosa Rua da Liberdade, importantes prédios públicos, como o Palácio da Liberdade e o Palácio do Congresso, sedes do poder Executivo e Legislativo, respectivamente, além da instalação de fábricas nas proximidades da nova estação. Esse feito transformou esta região em uma área estratégica para a cidade.

Outras obras como o chafariz da Praça Zacarias, o Parque Nacional do Iguaçu e a ferrovia Paranaguá-Curitiba, considerada a maior obra férrea Nacional, foram heranças deixadas pelo trabalho destes irmãos, que evidenciam a importância histórica de ambos.

Além destas, André também foi responsável por projetos grandiosos na cidade do Rio de Janeiro, tais como o plano de abastecimento de água da cidade, a construção das docas da Alfândega e das docas D. Pedro II.

O Envolvimento Com a Luta Abolicionista


Em 1874, diante da tristeza pela morte do irmão Antônio, André se envolve nas lutas contra o trabalho escravo no Brasil. Participando da fundação de sociedades abolicionistas de destaque, como a Sociedade Brasileira contra a Escravidão e a Sociedade Abolicionista, foi uma das vozes mais prestigiadas nessa luta, ao lado de Olavo Bilac e Machado de Assis.

Após a assinatura da abolição pela Princesa Isabel e o acirramento dos conflitos que desencadearam na proclamação da República, André, que era fiel a monarquia, partiu para o exílio na Europa junto com a família real. Perturbado pelo exílio e pelo estado de saúde debilitado, morre aos 60 anos, na Ilha Madeira, sem nunca mais ter voltado ao Brasil.

 








Os novos modelos de celular reúnem uma quantidade cada vez mais impressionante de recursos, concorda? Ainda assim, isso não quer dizer que o telefone fixo deixou de ser mais uma boa alternativa para o dia a dia.

 

Aliás, muito pelo contrário, pois ele se mostra uma ótima opção para que você se comunique com sua família e seus amigos, além de ser um verdadeiro porto seguro em verdadeiros momentos críticos. Já pensou ligar, se o celular fica sem bateria na hora de uma emergência real?! Além disso, o fixo ainda é fundamental em escritórios e empresas.

 

O telefone fixo é um meio de comunicação econômico e estável, ele está associado a outros serviços importantes, como TV por assinatura e pacotes de banda larga. A qualidade das ligações também merece ser destacada.

 

Confira neste conteúdo por que ainda vale muito a pena contar com esse tipo de serviço. Vamos lá?!

Por que ter um telefone fixo?


De acordo com a Anatel, ao fim de março de 2018, o Brasil tinha pouco mais de 40 milhões de linhas ativas de telefonia fixa. Você sabe o que ainda leva tantas pessoas a utilizar esse meio? Isso ocorre porque o fixo oferece três aspectos indispensáveis para quem deseja se comunicar bem:

Economia;
Estabilidade na chamada;
Segurança.


Além da comodidade de ter um número para a sua casa, é uma excelente forma de falar sempre que quiser com as pessoas que você gosta. Por exemplo, se você tem parentes de mais idade que não moram com você, sabe como é importante dar uma atenção especial a essas pessoas.

 

Trata-se do meio de comunicação preferido de gerações da melhor idade e com o telefone fixo vocês podem falar à vontade, sem se preocupar com os gastos dos dados, minutos, ou mesmo consumo de bateria. Ou seja, vocês trocam receitas e falam sobre o que for, sem neuras.

 

Quais são os benefícios do telefone fixo?


Fazer ligações de qualidade
Quantas vezes o seu sinal estava ruim e foi difícil escutar o que a pessoa falava do outro lado da linha do celular? Independentemente da operadora, as instabilidades na rede são inerentes à telefonia móvel. Uma tempestade, por exemplo, pode prejudicar bastante a qualidade da ligação. Por outro lado, os telefones fixos oferecem uma conexão estável e uma comunicação clara e sem interrupções.

 

Falar quanto e quando quiser
Sabemos que existem ótimos planos para celular, mas ainda assim, eles também têm limitações, principalmente aqueles que são pré-pagos. Não é nada legal quando os créditos acabam, não é mesmo?

No fixo isso não acontece. Muitos planos são ilimitados e em casos de urgência, você simplesmente telefona pra quem precisar, sem preocupações. Ou seja, se você mora distante e quando chega em casa do trabalho, gosta de conversar com seus pais e avós, é só fazer a conta. Sem dúvida vale mais a pena.








Você já parou para pensar em algum momento qual seria a maior distância que seria possível caminhar no mundo, de um ponto a outro, sem ter que passar por nenhum rio ou algo do gênero durante o percurso? Bem, certamente alguém pensou e ela passa por diversos países e vários continentes. Mas, sem sombra de dúvida, não é uma tarefa fácil.

Como se calculou o maior trecho

que se pode caminhar no planeta?

           

Um canal do YouTube chamado RealLifeLore teve a curiosidade e a ousadia de fazer esse cálculo, mostrando a maior distância percorrível entre dois pontos da Terra, sem ter que ser obrigado atravessar qualquer trecho pela água (o que demandaria algum tipo de embarcação, obviamente). 

 
Com efeito, ele fez essa estimativa usando o Google Earth, mas teve também de fazer uma parte dessa projeção manualmente, a fim de contornar os "obstáculos da água", ou seja, evitando os rios e afins nessa rota.

 

O tamanho do desafio


Bem, de acordo com as projeções feitas pelo youtuber, a maior distância que se pode caminhar no planeta, sem precisar atravessar nenhum trecho por água, é de 23.068,34 quilômetros. Para se ter uma noção, isso seria o equivale a mais da metade da circunferência da Terra.

Em termos de tempo, levaria-se aproximadamente 194 dias de caminhada ininterrupta para finalizar o percurso. Em um ritmo mais tranquilo, com direito a paradas e tudo o mais, levaria mais de três anos para cumprir o trajeto.

 

Pelo Google Maps (ou Earth) a distância é um pouquinho menor

 

As "pedras no meio do caminho"


Por incrível que pareça, a distância é o menor dos males nessa trilha. De fato, para caminhar todo esse percurso, você terá de enfrentar uma série de obstáculos. A nível de exemplo, terá de passar pelo Zimbábue, que é o lar da Mamba Negra, uma das cobras mais mortais do mundo.

Ao chegar em Uganda, estará atravessando o país com a maior quantidade registrada de casos de malária no mundo. Já no Sudão do Sul, estará no solo de um dos países mais tensos do mundo atualmente, pois ele enfrenta uma intensa guerra civil desde 2013, sem falar na fome generalizada entre a população.

Além disso, terá igualmente que enfrentar o Deserto do Saara, a Síria (que está em guerra) e o temido inverno da Rússia. Boa sorte...

 

 






Esqueça, por um momento, os celulares modernos e as novas tecnologias — nossos recursos para se comunicar nem sempre foram tão bons assim, e muitas pessoas trabalharam para que eles melhorassem. Você sabia, por exemplo, que não existe um consenso sobre quem inventou o telefone?

 

Como se trata de um tema muito interessante, preparamos este artigo. Ao longo do texto, apresentaremos 8 curiosidades sobre o telefone. Vamos lá?

 

1. Dois inventores
Pode parecer confuso à primeira vista, mas podemos dizer que o telefone tem dois inventores. Geralmente, a criação é atribuída ao físico escocês Alexander Graham Bell, que fez seus primeiros experimentos com o meio de comunicação nos Estados Unidos.

Era 10 de março, data em que, até hoje, comemora-se o Dia do Telefone — ele conseguiu fazer a primeira transmissão elétrica de voz em 1876.

Graham Bell registrou a patente da invenção e ganhou fama no mundo todo. Para se ter ideia, até Dom Pedro II — imperador do Brasil na época — ficou entusiasmado com a novidade e encomendou alguns aparelhos para o nosso país.

Apesar disso, em 2002, uma resolução tomada no Congresso dos Estados Unidos apontou o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro responsável pelo feito. Sem a pretensão de ficar famoso e com dificuldades financeiras, ele vendeu o direito de patente, mas a criação era de fato sua — ela ocorreu em 1860, aproximadamente, e deu origem ao precursor do telefone, chamado de teletrofone.

 

2. Rivalidade
Ainda muito útil nos dias de hoje, o telefone fixo teve sua patente disputada ao ser inventado e vendido para outras pessoas. Embora já tivesse um atrito com Meucci, Graham Bell precisou rivalizar com o engenheiro eletricista Elisha Gray. Afinal, qual deles levaria os créditos pela criatividade? O mais interessante é que um não sabia da existência do outro.

O escocês foi mais rápido que o norte-americano e conseguiu registrar o direito sobre a invenção com duas horas de antecedência. A partir disso, ele detinha todas as condições legais para dar prosseguimento à execução do projeto, aprimorando-o.

Não por acaso, apesar de todas as polêmicas envolvidas, se você procurar em seu celular quem é o inventor do telefone, é provável que Alexander Graham Bell seja citado na maioria dos resultados.

 

3. Por amor
Atualmente, temos aplicativos de paquera e o WhatsApp para mandar mensagens para o crush. Contudo, bater um papo com o #mozão no século 19 era um pouco mais complicado.

A esposa de Antonio Meucci, Ester Mocchi, tinha uma doença muito grave e, por conta disso, ficou boa parte da vida em repouso na cama. Como cada um deles precisava ficar em um andar da casa — ela descansando, e ele trabalhando —, o inventor teve a ideia de criar um aparelho que facilitasse a comunicação entre ambos, de modo que ele pudesse ajudá-la sempre que necessário.

 

4. Primeiro de muitos
A instalação do primeiro telefone oficial aconteceu no dia 4 de abril de 1877, em Massachusetts. O aparelho foi instalado na casa de Charles Williams Somerville, que era o encarregado de Graham Bell para fabricá-lo.

Como não tinha ninguém com quem conversar, porque as centrais telefônicas não estavam funcionando, ele conectou uma linha ao seu escritório e ligava para a sua esposa, que estava em outro cômodo da casa.

 

5. Telefonista
Pode ser que uma avó ou um tio seu já tenham contado isso para você. De qualquer forma, vale a pena ressaltar essa curiosidade sobre telefone, porque ela é muito distinta da experiência que temos nos dias de hoje.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central telefônica gerenciada por uma telefonista que fazia uma espécie de redirecionamento para o número desejado. Você ligava, falava com alguém e essa pessoa mandava a ligação para o destino final.

No Brasil, isso mudou bastante a partir da década de 1960. Na época, os aparelhos começaram a ser fabricados com um mecanismo de discagem que permitia inserir o número desejado de uma vez.

Curiosamente, o primeiro telefone capaz de fazer a discagem direta foi patenteado muito tempo antes, em março de 1889, pelo americano Almon Strowger. A novidade começou a funcionar em 1902, mas a moda demorou a pegar no resto do mundo. Depois, em 1990, os modelos sem fio ganharam popularidade e fortaleceram a ideia de mobilidade, pela qual prezamos tanto até hoje.

 

6. Portabilidade
Antes de a fibra ótica e de o streaming aparecer, o norte-americano Martin Cooper já parecia ser alguém vidrado em séries e filmes que falavam sobre o futuro. Em 1967, ele fez experimentos com um dispositivo que seria um tipo de avô dos celulares atuais. Alguns anos depois, em 1973, realizou a primeira demonstração pública do uso de um celular.

O primeiro telefone portátil tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Ele parece algo gigantesco quando comparado ao iPhone 6, por exemplo, que pesa apenas 129 gramas.

Aliás, se você acha que bateria do seu smartphone demora para ficar “cheia”, saiba que o primeiro celular demandava mais de 10 horas para ficar completamente recarregado. Além disso, ele não conseguia manter uma ligação por mais de 20 minutos.

 

7. Dedos poderosos
Sem a força de nossos dedos, a utilização dos smartphones não teria se tornado tão popular, você não acha? O mais curioso é que os dedos humanos não têm nenhum músculo — eles apresentam apenas 3 ossos (falanges) e alguns tendões.

Os tendões que controlam os ossos em nossos dedos — e são responsáveis por todo o movimento feito na tela do celular — estão ligados a 17 músculos na palma da mão e a 18 no antebraço. Por isso, é provável que você sinta dores nessas regiões ao passar muito tempo mexendo na telinha.

 

8. #Textões
Estima-se que, em 2013, mais de 9 trilhões de mensagens de texto — também conhecida como torpedos ou SMS — foram enviadas em todo o planeta. O alto número se deve ao fato de que apps como o WhatsApp e tecnologias como 3G e 4G ainda não eram tão populares.

E aí, você conhecia ou não essas curiosidades sobre o telefone? É verdade que ele mudou muito de 1876 para os dias de hoje, mas desde o seu aparecimento ele cumpre uma importante função em nossa sociedade!

 






Otto Rahn foi um arqueólogo alemão, homossexual, filho de pais judeus e que era profundamente obcecado pelo Santo Graal. Sua obssessão pelo lendário objeto era tão grande que, mesmo sendo gay e antinazista, aceitou fazer uma espécie de acordo com os alemães para conseguir ter maiores condições de encontrar o almejado artefato.

Um arqueólogo obcecado pelo Graal

Um dos materiais que mais lhe instigou e que teve uma relevância enorme em seus trabalhos foi um poema chamado Parzival, datado do século XIII. Em razão desse poema, Rahn começou a acreditar que os cátaros, seita cristã medieval abominada pela Igreja Católica, poderiam ser a peça-chave para que ele finalmente encontrasse o Graal.

 

A aliança com os nazistas


Após ele ter conhecido pessoalmente o castelo que pertenceu aos cátaros, Rahn escreveu um livro chamado Cruzada contra o Graal, contendo diversas teorias e hipóteses sobre o assunto.

Posteriormente, seu livro chamou atenção de alguém do alto escalão nazista. No ano de 1933, ele recebeu um bilhete com uma proposta para que permanecesse com suas pesquisas sobre o Graal e escrevesse um novo livro para ganhar 1 mil reichsmarks, o que corresponderia a R$ 15 mil atualmente.

Tudo o que ele precisava fazer, antes de mais nada, era ir até o endereço 7 Prinz Albrechtstrasse, em Berlim. O tal oficial da cúpula nazista que havia se interessado por seu trabalho era ninguém menos que Himmler, o comandante da temida SS. Após três anos de insistência, o arqueólogo cedeu à pressão, juntou-se à SS e transformou-se em um oficial não-comissionado.

Ele fez viagens para a França e para a Itália, porém não obteve muito sucesso em suas buscas, não conseguindo encontrar nada que o ajudasse a achar o Graal. Ele chegou a publicar o livro A Corte de Lucifer, no qual contava sobre as novas pesquisas.

A morte de Rhan


Entretanto, o arqueólogo foi encontrado na cama com outro homem. Assim sendo, foi condenado a trabalhar como guarda no campo de concentração de Dachau por três meses.

Revoltado com os horrores que presenciou, pediu demissão de seu cargo na SS. No entanto, a SS lhe deu duas alternativas: se matar ou ser executado. Ele optou pelo suicídio e, em 1939, se deitou na neve para morrer congelado.






Quando falamos em filmes de terror, notamos que a produção cinematográfica permaneceu estagnada durante muitos anos, realizando produções com os mesmos clichês de sempre: vampiros, zumbis, espíritos malignos e serial killers. Era raro nos depararmos com um filme em que o enredo gira em torna da tecnologia.

Contudo, hoje em dia, está cada vez mais comum lançarem filmes em que a falta de cuidado na internet representa um papel de antagonista, retratando uma possível realidade em que a evolução da humanidade tenha caminhado para um rumo diferente daquele que esperávamos.

Neste post mostraremos 4 filmes assustadores para quem morre de medo de ser hackeado, levantando uma reflexão sobre o modo como expomos nossas vidas na internet. Continue a leitura do artigo e confira!

 

1. Ratter (2015)
Ratter é um termo diferenciado para Hacker. Ou seja, quem invade dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, com o objetivo de espionar a vida alheia ou roubar dados pessoais. E é nesse contexto que o enredo de Ratter, o filme, se desenrola.

Emma é uma universitária que mora sozinha em um apartamento Nova York, mas que sequer desconfia que está sendo perseguida por um criminoso que hackeou todos os seus dispositivos eletrônicos e observa sua vida durante 24 horas por dia.

Em um clima de claustrofobia e paranoia, Ratter não é apenas um filme de terror, mas uma lição para que todos sejamos mais cuidadosos ao acessar a internet, principalmente quando expomos detalhes de nossas vidas que divulgamos nas redes sociais.

 

2. Amizade Desfeita (2014)
A trama gira em torno de Laura Barnes que, após ter um vídeo íntimo exposto na internet, comete suicídio. Um ano depois do ocorrido, Laura volta como um fantasma em busca de vingança, procurando o responsável pela divulgação de seu vídeo.

Todo a ambientação do filme é no universo digital em que grupos de amigos conversam por videoconferência e acessam redes sociais. Laura “hackeia” os computadores para revelar segredos obscuros e causar conflito entre os personagens.

O grupo de amigos é intimado a participar de uma espécie de jogo da verdade em que diversas decepções são provocadas, além de colocar suas vidas em risco.

 

3. Last Call (2013)
Você já ouviu falar em realidade aumentada? Para exemplificar de forma simples, é basicamente a mecânica de Pokemón Go, em que os jogadores utilizam um dispositivo móvel para interagir virtualmente com a realidade.

Sendo assim, Last Call pode ser considerado um dos primeiros filmes de terror a imergir os espectadores nesse tipo de experiência. Para isso, é necessário utilizar o smartphone para participar ativamente do filme, decidindo o trajeto que a personagem principal deve traçar.

No período em que o filme foi lançado, uma pessoa aleatória da sala de cinema era escolhida para fornecer seu número de celular e, em determinado momento da história, esse usuário recebia uma ligação de Lindsay, a protagonista, pedindo ajuda. A partir daí, o usuário se tornava um participante ativo do filme. Confira o trailer e entenda a dinâmica do filme:

 

4. Quem Sou Eu: Nenhum Sistema é Seguro (2014)
Ambientado em Berlim, Alemanha, Who I Am conta a história do jovem Benjamin, um famoso hacker no universo virtual, mas um rapaz inseguro e sem iniciativa na vida real.

O filme deixa explícito o quão fácil é — para quem detém conhecimentos profundos de informática — roubar informações, manipular o mercado de ações e hackear até mesmo sites de órgãos governamentais.

Quando está atrás de um computador, Benjamin assume uma personalidade forte, intitulando-se de “mago da tecnologia”. Seu talento notável acaba chamando a atenção de um grupo de hackers que estão dispostos a escalá-lo para a gangue.

Contudo, não é apenas a gangue que percebe as habilidades de Benjamin. Em pouco tempo a Europol (Serviço Secreto Alemão) e um obscuro hacker rival também estão à procura do protagonista da trama. As consequências o levam a questionar até que ponto esse estilo de vida vale a pena.








O universo dos jogos eletrônicos é bastante variado, e quem curte jogar no computador encontra uma infinidade de opções, para todos os gostos. Se você também prefere mouse e teclado nessas horas, é importantíssimo saber quais são os melhores games pra jogar no PC.

 

Continue a leitura deste post e conheça os 8 jogos do momento que mais fazem sucesso entre os gamers de plantão. Vamos lá?

 

1. Fortnite
Imagina cair em uma ilha sem nenhum equipamento, ter que coletar recursos, armas e sobreviver em uma luta contra 100 oponentes? Pois é assim que os jogadores dos chamados Battle Royales se sentem, e é impossível fazer uma lista deste tipo sem citar o título dessa categoria mais jogado da atualidade: o Fortnite.

Esse game, além de gratuito, é um dos mais importantes da atualidade e conta com uma base de jogadores imensa — cerca de 70 milhões. Essa quantidade de players permite uma interação diferente da maioria das experiências que temos em outras plataformas, isso sem falar na estética única e nas centenas de opções de customização para os personagens e armas.

 

2. PlayerUnknown’s Battleground — PUBG
Se o game anterior chamou a sua atenção, mas você curte uma pegada mais realista, o PUGB foi feito para você. O gameplay é o mesmo, contudo, diferentemente do Fortnite, o PlayerUnknow’s Battleground não é gratuito e deve ser adquirido por meio da plataforma Steam.

O título conta com três mapas, dezenas de armas e uma comunidade quase tão grande quanto a do Fortnite. Vale a pena conferir e se desafiar a ser um dos vencedores das disputadas partidas. Porém, vale ressaltar que ele requer um pouco mais de desempenho do seu computador, pois seu visual é voltado para o fotorrealismo.

 

3. Overwatch
Com uma grande variedade de modos, eventos e uma constante atualização da lista de personagens e mapas, Overwatch, da Blizzard, é um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais importantes do PC desde o seu lançamento, em 2016 — principalmente pela ótima recepção que ele teve nos cenários competitivos e pela comunidade.

Embora não exista um modo campanha para contar a história por trás de Overwatch, há um trabalho incrível em criar um plano de fundo por meio de interações entre os personagens, quadrinhos que são lançados gratuitamente, animações incríveis e detalhes deixados nos mapas.

 

4. Counter-Strike GO
Quem é do tempo das lan houses sabe o quanto Counter-Strike GO é um dos melhores games para jogar no PC que já surgiram. Altamente competitivo, a clássica disputa entre terroristas e CTs — Counter Terrorists, times baseados em polícias especiais ao redor do mundo — produzida pela Valve, a empresa é uma das responsáveis por instigar milhares de campeonatos locais ao redor do mundo e se tornar embaixadora das ligas profissionais de e-sports.

É claro que, atualmente, o Counter-Strike GO é o mais popular, mas ainda existem muitos servidores com versões antigas do game, como o famoso CS 1.6, razão pela qual muitos gamers mais velhos tenham nicknames estranhos em todas as suas contas, inclusive.

 

5. Rocket League
Curte carros? E se eles tiverem turbinas, forem dispostos em algo parecido com um campo de futebol com bolas gigantescas e puderem fazer todo tipo de salto enquanto tentam marcar gols? Pode parecer estranho, mas é disso que se trata o Rocket League.

Reúna seus amigos, promova torneios, marque a maior quantidade de pontos na partida, colecione todos os modelos de carros e suas opções de customização e, claro, assista bem lentamente ao replay para ver a fúria dos seus oponentes. Fato que é divertido!

 

6. Dota 2
Os jogos do estilo MOBA fazem parte do cotidiano de milhões de gamers ao redor do mundo há um bom tempo. O Dota, ainda em sua primeira versão, quando era um MOD de Warcraft 3, foi o pioneiro e criador do gênero, mas ninguém imaginava o quanto ele se tornaria grande e receberia uma versão melhorada alguns anos depois.

O gameplay consiste em ter dois times separados lutando pelo domínio do mapa e pelo ataque da base inimiga. O jogador controla um dos heróis — entre os mais de 100 disponíveis — que sobe de nível e ganha pontos de maneira independente a cada partida — prepare as centenas de horas na frente do PC.

 

7. League of Legends
Lembra da disputa entre os Battle Royales? Isso também acontece no cenário dos MOBAs: League of Legends é outro gigante entre os melhores games para jogar no PC e é, sem dúvidas, a maior vitrine do e-sports ao redor do mundo inteiro.

Controle heróis, derrote outros jogadores, controle território e se torne o campeão de Summoner’s Rift em partidas extremamente estratégicas e que querem muita agilidade com seu teclado e mouse. O jogo é gratuito, mas há uma enorme variedade de itens que podem ser comprados com dinheiro real ou moedas conquistadas no próprio LoL.

 

8. Minecraft
Achou que a onda de construir mundos por meio de blocos tinha acabado? Achou errado! Minecraft continua a todo o vapor e, atualmente, é possível fazer uma infinidade de coisas com os seus amigos nos servidores do jogo.

Se você não faz ideia de qual game é esse, provavelmente viveu em uma caverna pelos últimos 9 anos, mas não tem problema, a gente explica: Minecraft é um jogo no estilo sandbox que permite a criação de praticamente qualquer coisa com blocos. É ótimo para expandir a criatividade e aliviar o estresse, contudo, tome cuidado porque ele é altamente viciante.

Todos esses títulos vão redefinir o seu conceito de diversão na frente do PC. Porém, para ter uma experiência imersiva e não sofrer com nenhum tipo de lag é preciso contar com uma conexão digna dos profissionais do e-sports.

 







O termo 4G refere-se ao padrão de velocidade na conectividade sem fio. A maioria dos usuários está familiarizada com os padrões 4G, já que grande parte dos smartphones usa esse serviço. Porém, poucos sabem o que realmente esse nome representa. Aliás, você sabe o que é 4G e sua diferença em relação a seu antecessor, o 3G?

Neste artigo, nós vamos explicar que é 4G e mostrar detalhadamente como ocorreu a evolução das redes mobile. Então, continue a leitura e confira!

Primeiramente, o que é 3G?

Quando as redes 3G surgiram, substituíram o sistema 2G. Esta era um protocolo de rede que só permitia o mais básico do que chamaríamos de funcionalidade de smartphone. A maioria das redes 2G manipulava chamadas telefônicas, mensagens básicas de texto e pequenas quantidades de dados por meio de um protocolo chamado MMS.

Com a introdução da conectividade 3G, vários formatos de dados maiores tornaram-se muito mais acessíveis, incluindo páginas HTML, vídeos e música padrão. As velocidades ainda eram muito lentas, principalmente para carregar páginas e dados. Pelos padrões 2G, o novo protocolo foi rápido, mas ainda não chegou perto de substituir uma conexão de banda larga doméstica.

E o que é 4G?

4G é o termo usado para descrever a quarta geração do serviço de rede sem fio. Um grande passo evolutivo em relação ao 3G e até 10 vezes mais rápido do que o seu antecessor.

Os padrões para conectividade 4G foram estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações em março de 2008, exigindo que todos os serviços descritos como 4G aderissem a um conjunto de padrões de velocidade e conexão.

Para uso móvel, incluindo smartphones e tablets, as velocidades de conexão precisam ter um pico de pelo menos 100 megabits por segundo, e para usos mais estacionários, como hotspots móveis, pelo menos 1 gigabit por segundo.

Quando esses padrões foram anunciados, as velocidades foram inéditas no mundo prático, porque elas foram destinadas a desenvolvedores de tecnologia, um ponto no futuro que marcou um salto significativo sobre a tecnologia atual.

Ao longo do tempo, os sistemas que alimentam essas redes também evoluíram, não apenas no sentido de que os novos métodos de transmissão encontraram caminho para o mercado, mas as redes 3G previamente estabelecidas foram melhoradas a ponto de serem classificadas como 4G.

E quanto ao 4G+?

Esse sinal de adição significa velocidades ainda mais rápidas, pois os telefones habilitados para 4G+ podem receber dados de várias bandas no espectro 4G. É o equivalente a obter fibra de banda larga em seu celular. Então, você pode fazer mais e ainda mais rápido.

Quais as vantagens do 4G?

Se você gosta de navegar na web e, especialmente, transmitir vídeo, o 4G é um verdadeiro paraíso. Caso queira conectar seu laptop ao seu link móvel, o 4G faz uma grande diferença. Em geral, qualquer coisa que envolva a transferência de grandes quantidades de dados recebe um enorme impulso de 4G. Mas, tenha cuidado com os limites de dados em seu plano de serviço, pois é fácil se empolgar e ultrapassá-los rapidamente com o 4G.

Se você quer se certificar do futuro, pegue um telefone 4G. A cobertura só vai melhorar. Você pode supor que todos os telefones 4G também suportam as redes 3G e 2G da sua operadora.

Ainda vale a pena ter um telefone 3G?

Existem algumas razões pelas quais você ainda pode se conformar com um telefone 3G.

Se você utiliza seu smartphone principalmente para ligações com uso de voz, você não precisa de dados 4G. Economize dinheiro e a vida da bateria, optando por um dispositivo sem uma rede de alta velocidade.

Caso você more em uma região que não possui cobertura 4G, não há vantagem em utilizar um telefone 4G. Na verdade, você terá sérios problemas de bateria ao adquirir um smartphone LTE e não desativar o 4G LTE, pois a busca do rádio por um sinal inexistente drenará sua bateria rapidamente.

Já sabe qual é o melhor aparelho e tipo de rede para você?

É um verdadeiro heavy user e está louco para colocar suas mãos em um 4G?





A bateria está entre os aspectos mais importantes que devem ser considerados na compra de um aparelho, assim como sistema operacional, memória, tamanho da tela, entre outros.

Se você acha que já está na hora de trocar seu celular, mas não sabe quais são os smartphones com as melhores baterias, este artigo é para você! Confira nossa lista com os 15 celulares com as baterias mais duráveis do mercado e saiba o que fazer para deixar seu aparelho carregado por mais tempo. Vamos lá?!

Tipos de bateria

Vamos começar pelo básico. Existem quatro tipos básicos de baterias para celulares:

  • Baterias de Lítio Polímero: Consideradas as mais recentes, além de muito leves, seu risco de explosão é mínimo;
  • Baterias de Íon-Lítio: São as mais comuns no mercado de smartphones e capazes de carregar rapidamente até 80% de sua capacidade;
  • Baterias de Níquel Híbrido: São modelos grandes, porém sua vida útil é razoavelmente longa;
  • Níquel-Cádmio: Esses modelos não são mais utilizados. Além de antigos, apresentavam problemas de memória.

 

Desempenho

Além da capacidade em mAh (miliampere-hora, medida que informa o tempo de duração da bateria), é preciso verificar também o consumo de energia do aparelho. Por exemplo, se o aparelho consome 350 mA, uma bateria de 3.000 mAh conseguirá abastecer o celular por cerca de 8 horas e meia; se o celular consome 200 mA, uma bateria de 2.000 mAh terá duração de até 10 horas. Ou seja, dependendo do cnsumo de energia do aparelho, uma bateria de 2.000 mAh pode durar mais tempo do que uma de 3.000 mAh.

Existem muitas variáveis que influenciam o desempenho das baterias. Atualmente, elas são projetadas para ter uma duração compatível com o ciclo de vida de um smartphone, ou seja, pelo menos, 1,5 ano. Quando sua vida útil estiver chegando ao fim, você certamente observará uma lentidão no seu aparelho.

Agora, vamos ao que interessa!

Celulares com as melhores baterias

Uma pesquisa comparativa sobre baterias de smartphones descobriu quais são os melhores aparelhos nesse quesito, considerando o ano de 2018. Confira a lista!

1. ​Motorola Moto E4 Plus

Especificações: bateria de 5.000 mAh, sistema operacional Android 7.1.1, velocidade do processador de 1,30 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

2. LG K10 Power

Especificações: bateria de 4.400 mAh, sistema operacional Android 7.0, velocidade do processador 1,50 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

3. ASUS Zenfone 3 Max

Especificações: bateria de 4.100 mAh, sistema operacional Android 6.0, velocidade do processador de 1.4 GHz + 1.1 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

4. Quantum Sky

Especificações: bateria de 4.010 mAh, sistema operacional Android 7.0, velocidade do processador de 2 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

5. Lenovo Vibe K6 Plus

Especificações: bateria de 4.000 mAh, sistema operacional Android 6.0, velocidade do processador de 1.4 GHz + 1.1 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

6. Samsung Galaxy S7 Edge

Especificações: bateria de 3.600 mAh, sistema operacional Android 6.0, velocidade do processador de 2.3 GHz + 1.6 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

7. Moto Z Play

Especificações: bateria de 3.510 mAh, sistema operacional Android 6.0.1, velocidade do processador de 2 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

8. Samsung Galaxy S8+

Especificações: bateria de 3.500 mAh, sistema operacional Android 7.0, velocidade do processador de 2.3 GHz, tela de 6.2 polegadas.

 

9. Samsung Galaxy J7 Prime

Especificações: bateria de 3.300 mAh, sistema operacional Android 6.0, velocidade do processador de 1.6 GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

10. LG G6

Especificações: bateria de 3.300 mAh, sistema operacional Android 7.0, velocidade do processador de 2.35 + 1.6 GHz, tela de 5.7 polegadas.

 

11. Xperia XZ2

Especificações: bateria de 3.180 mAh, sistema operacional Android 8.0, velocidade do processador de 2.8GHz, tela de 5.7 polegadas.

 

12. Samsung Galaxy S9

Especificações: bateria de 3.000 mAh, sistema operacional Android 7.0, velocidade do processador de 1.6GHz, tela de 5.2 polegadas.

 

13. Moto G5S Plus

Especificações: bateria de 3.000 mAh, sistema operacional Android 7.1.1, velocidade do processador de 2.0GHz, tela de 5.5 polegadas.

 

14. Moto X4

Especificações: bateria de 3.000 mAh, sistema operacional Android 7.1, velocidade do processador de 2.2GHz, tela de 5.2 polegadas.

 

15. Samsung Galaxy J5 Pro

Especificações: bateria de 3.000 mAh, sistema operacional Android 7.0, processador de 1.6GHz, tela de 5.2 polegadas.

A pesquisa considerou apenas baterias acima da marca de 3.000 mAh. Ainda uma outra pesquisa comparativa selecionou os melhores modelos de aparelho iPhone no quesito. Vale a pena dar uma olhada!

 

Dicas para a bateria do celular durar mais

Existem muitos vilões quando o assunto é o consumo excessivo de bateria. Acesso constante à internet e configurações do visor (grau de luminosidade e tempo que a tela fica ligada) são alguns deles.

Se seu aparelho trava muito e tem mais de dois anos de uso, provavelmente a vida útil da bateria está próxima do fim. Porém, caso seu celular seja novo e você venha enfrentando esse tipo de problema, talvez seja necessário calibrá-la. Para tanto, faça o seguinte:

Calibre a bateria do smartphone

  • Deixe a bateria descarregar completamente;
  • Ligue o aparelho e deixe-o desligar novamente;
  • Conecte seu celular a um carregador e, sem ligá-lo, espere a recarga da bateria até que apareça na tela a indicação de 100% de carga;
  • Desconecte do carregador;
  • Ligue o aparelho.

Caso o problema não seja resolvido, é recomendável que você procure uma assistência técnica autorizada.

 

Mantenha a bateria resfriada

As baterias de lítio apresentam uma grande fraqueza: o calor. Esses modelos se deterioram mais rápido em ambientes quentes. Uma bateria a uma temperatura de 0º C é capaz de perder 6% de sua capacidade ao ano, já a uma temperatura de 25º C, pode perder até 20%.

Ou seja, a temperatura influencia diretamente na perda permanente da capacidade de armazenamento de energia. Por isso, mantenha seu smartphone em locais frescos.

Tome cuidado também com as capinhas. Produtos de baixo custo podem cobrir áreas críticas do aparelho, elevando perigosamente sua temperatura no processo de recarga. Então, o conselho é adquirir capas de qualidade e removê-las do celular durante o carregamento.

 

Utilize o modo avião

A bateria carrega mais rápido no modo avião. Ao ativar essa função, o acesso à rede é desligado, fazendo com que o aparelho realize o mínimo de esforço.

 

Diminua as atividades

Reduza a quantidade de aplicativos em funcionamento e verifique os que estão aberto sem segundo plano.

 

Tome cuidado com carregadores

Sempre dê preferência por utilizar a fonte original do fabricante. Peças falsificadas podem ser perigosas para as baterias de lítio.

 

Evite deixar o Bluetooth ligado

Além de consumir muita bateria, esse recurso pode transmitir vírus e conteúdos indesejados. Logo, mantenha-o desligado caso não precise utilizá-lo.

 

Desative algumas funções

Funções como vibração e volume do toque consomem bateria. Sendo assim, desative-as sempre que possível.

Mesmo os melhores celulares e com as baterias mais duráveis precisam ser conservados. Então não deixe de seguir todas essas dicas se quiser melhorar o desempenho do seu aparelho. Dessa forma, você evita acidentes com a bateria e ainda prolonga a vida útil do componente.






001- A Rede Graal de postos rodoviários tornou-se presente nas estradas brasileiras em diversos estados do Brasil. Tendo surgido para suprir a necessidade das pessoas que viajam por todo o país em busca de um local para fazer uma breve parada e ter uma refeição, atualmente a história sobre a origem da empresa tem sido alvo de certa confusão.

Com o tempo, difundiu-se a história que a Rede Graal pertenceria ao apresentador Gugu Liberato e que o nome da empresa seria um acrônimo para "Grupo Alimentício Augusto Liberato".

A verdade é que a Rede Graal foi fundada pelos irmãos Antônio Eduardo e Manuel da Rocha Alves. Portugueses, imigraram para o Brasil na década de 1940. Estabelecidos em São Paulo, iniciaram sua jornada administrando uma padaria. Percebendo a ausência de um modelo de negócio que oferecesse praticidade aos motoristas nas estradas brasileiras e que era bem comum na Europa, em 1974 abriram a primeira unidade do Graal no quilômetro 461 da rodovia Régis Bittencourt, no estado de São Paulo.

O nome da rede, na realidade, seria uma referência ao Santo Graal.

Com o tempo, novas unidades da Rede Graal foram surgindo e se espalhando pelas estradas. Por meio de diversas estratégias e parcerias com empresas, foi possível transformar a Rede Graal na maior rede de postos de serviços do país. Ainda hoje, os fundadores se mantêm um tanto quanto discretos.

Quanto ao apresentador Gugu, ele detém apenas 25% de participação na unidade da Rede Graal localizada em Barueri, São Paulo, e talvez esse tenha sido um dos motivos que contribuiu para que essa lenda fosse espalhada por aí.




002- O português é um idioma com muitas particularidades e regras. Várias palavras podem ter significados diferentes dependendo da frase em que estão sendo colocadas e, inclusive, a língua possui termos e expressões únicos e que não têm tradução para outros idiomas. 

As palavras sem tradução são originadas pela necessidade de se exprimir uma ideia e demonstram a personalidade da cultura brasileira. Veja quais são elas:

Cafuné: Aquele carinho gostoso que alguém faz durante o filme ou antes de dormir

Farofa: Pra acompanhar qualquer prato, nada mais típico do que uma deliciosa farofinha.

Futevôlei: Uma brasilidade mesmo. O jogo adaptado com a mistura de vôlei e futebol só poderia existir aqui mesmo.

Lindeza: Às vezes não existe uma palavra adequada o suficiente para valorizar a beleza de uma pessoa, por isso o termo é tão utilizado aqui no Brasil.

Saudade: Quando bate, ninguém segura. Essa palavra é exclusiva do português.

Tapioca: Vai muito bem com um café ou um suquinho. Ah essas delícias do Brasil!

Xodó: Aquele apego carinhoso tem nome: xodó. Você tem algum?




003- Há um século, Centralia era uma promissora cidade da Pensilvânia que organizava sua economia e a vida dos moradores em torno das minas de carvão. Em 1870, o local contava com aproximadamente 2.700 moradores e a maioria deles era de trabalhadores das minas ou seus familiares. Entretanto, a cidade que sobreviveu até à Grande Depressão de 1929 não conseguiu superar a tragédia que ocorreu em 1962. 

O problema começou pelo lixo. A cidade possuía diversos aterros sanitários clandestinos e esta era uma questão difícil de resolver. Em 1962, uma grande mina desativada passou a ser usada como lixão. Porém, o conselho da cidade decidiu limpar tal aterro por causa das festividades do Memorial Day, dia em que o país celebra os militares que morreram em combate. 

Essa informação parece irrelevante, mas tem tudo a ver com a tragédia, já que a forma que eles acharam para limpar o aterro foi colocando fogo no lixo. Obviamente, isso causou um incêndio na antiga mina de carvão que se espalhou e continua até hoje. 


A grande proporção que o incêndio tomou deve-se à própria história da cidade com a mineração. Como esta sempre foi a atividade principal do local, havia muitas minas desativadas no subsolo e quando a que servia como aterro foi incendiada, o fogo se espalhou pelo labirinto de antigas minas sob o solo de Centralia. 

As tentativas de apagar o incêndio foram fracassadas. O desafio é justamente a extensão do fogo que precisaria de muita água para ser apagado ou de escavações caríssimas. Então, a solução mais barata e fácil foi remover os moradores do local e abandonar a cidade. 

O fogo continua na cidade até hoje, o que faz com que o solo queime a uma temperatura de mais de 400 ºC e gases nocivos subam até a superfície. Assim, ela continua abandonada e deve continuar por muito tempo. Atualmente, a maior atração do local é a rodovia que cortava a cidade e foi transformada em um grande mural de grafite a céu aberto.




004- Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram um minifígado em impressora 3D utilizando amostras de sangue de três voluntários. O objeto é capaz de exercer as mesmas funções do órgão real, incluindo a produção de proteínas, a secreção e o armazenamento de substâncias, conforme descrito no artigo publicado na revista Biofabrication.

Para a criação do fígado, os cientistas do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) combinaram diferentes técnicas de bioengenharia com bioimpressão 3D, permitindo que o tecido criado pela impressora mantivesse as funções hepáticas por mais tempo que o registrado em tentativas anteriores.

O segredo está no método de inclusão das células na biotinta, usada para formar o tecido durante a impressão, de acordo com Ernesto Goulart, um dos autores do estudo. Elas foram agrupadas mantendo a funcionalidade do órgão por maior tempo, evitando a perda progressiva do contato entre as células, um problema recorrente na bioimpressão de tecidos humanos.

A impressão do órgão demorou apenas alguns minutos, e após essa etapa ele passou por 18 dias de maturação. Todo o processo de criação do minifígado em 3D, desde a coleta do sangue até a geração do tecido funcional, durou cerca de 90 dias.

Alternativa ao transplante de órgãos: O procedimento de impressão de órgãos em 3D tem sido cada vez mais praticado em todo o mundo, podendo se tornar em breve uma alternativa ao transplante de órgãos, acabando com as longas esperas pela doação de órgãos.

Em entrevista à Agência FAPESP, a coordenadora do CEGH-CEL e coautora do artigo, Mayana Zatz, disse que ainda há um longo caminho até a produção de um órgão completo na impressora 3D, mas o caminho é muito promissor. Segundo a pesquisadora, em um futuro próximo será possível pegar a célula do próprio paciente e reprogramá-la em laboratório para a criação do órgão artificial, o que em teoria acabaria com a chance de rejeição.




005- A partir de informações coletadas pela sonda Cassini, da NASA, cientistas da agência espacial norte-americana e da europeia, ESA, conseguiram criar o 1º mapa geológico global de Titã, a maior lua de Saturno, e identificar a existência de grandes quantidades de material orgânico no satélite. Você pode conferir o resultado do mapeamento a seguir, mas, embora o trabalho dos astrônomos seja notável, o importante é que a presença dessas substâncias reforça a esperança de que um dia sejam encontradas formas de vida por lá.

Lua saturniana: O mapa que você acabou de ver foi produzido a partir de uma variedade de dados coletados pela Cassini ao longo da mais de 1 década que a sonda passou estudando Saturno e suas luas. No caso de Titã especificamente, o satélite é o segundo maior do Sistema Solar – vindo apenas depois de Ganimedes, de Júpiter – e o 9º maior astro da nossa vizinhança cósmica, tanto que passa (em tamanho e não em massa) de Mercúrio.

Com relação aos materiais orgânicos identificados na lua saturniana, Titã abriga grandes quantidades de compostos baseados no carbono – elemento indispensável para a existência de vida (como conhecemos) – e eles possuem papel predominante nas dinâmicas que rolam no satélite. Com exceção da Terra, essa lua consiste no único astro do Sistema Solar onde se sabe que existem líquidos estáveis em sua superfície, na forma de lagos e oceanos. No entanto, não se trata de corpos compostos por água.

Gases líquidos: Enquanto aqui no nosso planeta lagos, rios e mares são abastecidos – de uma forma ou outra – pela água da chuva, em Titã existem nuvens carregadas de hidrocarbonetos como o metano e o etano, por exemplo. Na Terra, esses compostos são naturalmente gasosos, mas, na lua de Saturno, onde as temperaturas rondam os – 180 °C, eles são líquidos e “chovem” sobre a superfície do satélite.

Segundo o mapeamento realizado pelos cientistas, apesar de as chuvas de hidrocarbonetos serem registradas por toda a lua, elas são mais frequentes nos polos e, portanto, é nessas áreas que se concentram as maiores quantidades de lagos e mares.

Isso significa que a região equatorial e latitudes próximas em Titã são mais “secas” – e 65% de sua superfície consiste em planícies cobertas de material orgânico, enquanto 17% é formada por dunas compostas de metano congelado. Além disso, cerca de 14% da superfície da lua apresenta montes e montanhas – provavelmente formadas por porções expostas da crosta congelada de Titã.

Sobre a possibilidade de esse curioso ambiente servir de lar para organismos vivos, aqui na Terra existem bactérias que sobrevivem exclusivamente a partir de hidrocarbonetos e água. Assim, os cientistas que criaram o mapa teorizam que, se os materiais orgânicos da superfície penetrarem através da superfície e chegarem até os mares e lagos subterrâneos, onde as temperaturas são um pouco mais elevadas, eles poderiam muito bem servir como fonte de nutrientes para organismos que possam ter evoluído em Titã.

Sim, tudo não passa de especulação de momento e teremos que aguardar até 2034, quando a missão Dragonfly será lançada e o drone que está sendo projetado para investigar se existe vida na lua de Saturno faça seu trabalho. Mas que seria incrível descobrir que a Terra não é o único local a abrigar seres vivos, seria! Você não concorda?




006- A fabricante japonesa Toyota apresentou nesta quinta-feira (21/11/2019) um novo robô que ajuda na reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção. Ele deve ser usado em clínicas e hospitais, mais especificamente no tratamento de quem sofreu derrames ou outros problemas de sáude que causam paralisia dos membros inferiores.

O equipamento se chama Welwalk WW-2000 e não inclui apenas as pernas mecânicas, que funcionam como uma espécie de exoesqueleto. Ele também tem uma esteira, um monitor para uso do profissional da saúde e uma tela para o paciente. Nesse display, além de um relatório com o andamento da sessão, jogos são exibidos para "gamificar" a experiência do exercício e gerar a sensação de recompensa a cada novo passo dado.

O nível de dificuldade da caminhada é ajustada de acordo com o desempenho, e as configurações são modificadas em tempo real caso o ritmo dos passos seja irregular.

O Welwalk WW-2000 é uma evolução de um modelo já à venda desde 2017, o Welwakr 1000. Ele pode ser encomendado por estabelecimentos especializados por 23,5 milhões de yens (o equivalente a R$ 914 mil em conversão direta de moeda), sem levar em conta os custos com manutenção.




007- Um grupo de cientistas da Universidade Northwestern está trabalhando no desenvolvimento de uma "pele artificial" que permite recriar contato físico em realidade virtual. Com a tecnologia, é possível dar abraços e realizar outras interações em ambientes digitais. Em tese, é algo parecido com o que vemos no filme Jogador N° 1, de Steven Spielberg.

O tecido é feito de um material especial flexível que pode ser colocado no corpo e gera vibrações na pele para simular reações táteis. O dispositivo que está sendo testado atualmente tem cerca de seis polegadas, funciona sem fio e possui 32 sensores para recriar o toque de forma digital.

"Estamos expandindo os limites e capacidades da realidade virtual e aumentada", comentou Yonggang Huang, co-autor do estudo, para o Daily Mail. "Em comparação aos olhos e os ouvidos, a pele é uma interface sensorial relativamente pouco explorada e que pode melhorar significativamente as experiências."

Evolução para próteses: Além de gerar grandes avanços para a realidade virtual, a novidade também promete trazer evoluções no campo da medicina. Os criadores da pele artifical também indicam que o sistema pode ser utilizado para ajudar pessoas que utilizam próteses a ter sensações táteis. Como o material é flexível, a tecnologia se adapta ao formato da parte do corpo e garante um reconhecimento mais preciso na hora da simulação.

"A sensação de toque é muito importante", disse o pesquisador Christof Lutteroth, explicando que o retorno tátil pode ser útil até mesmo em situações cotidianas, como abrir uma porta no frio ou manipular objetos quentes. Os pesquisadores pretendem, inclusive, trazer simulação de temperatura para a pele artificial, o que deixará a tecnologia ainda mais imersiva e, consequentemente, próxima da realidade.




008- Maxwell Smart tinha apenas 9 anos quando a Segunda Guerra Mundial iniciou, em 1939. Ele e sua família vivam na cidade de Buczacz, que na época era parte da Polônia. Em 1941, os nazistas dominaram o local e o pai de Maxwell foi morto. Depois disso, em 1943, ele, sua mãe e sua irmã estavam prestes a serem levados do gueto onde estavam presos quando, por insistência de sua mãe, o menino de apenas 13 anos fugiu.

Sobrevivendo ao Holocausto: Para sobreviver, ele montou um esconderijo na mata onde cavou um abrigo na terra para se esconder das tropas alemãs e ucranianas que procuravam judeus. Depois de passar meses sozinho, Maxwell encontrou Janek, outro menino que tentava sobreviver na floresta, e os dois se tornaram companheiros de sobrevivência. 

Um dia, após ouvirem disparos, os meninos encontraram os corpos de sete judeus, porém, do outro lado de um rio alguém ainda estava se mexendo. Então, eles atravessaram as águas congelantes para tentar ajudar. Quando chegaram ao local, encontraram uma mulher que estava morta, mas junto dela havia um bebê que não havia sofrido nenhum arranhão.

Eles levaram a bebê para o acampamento, mas sabiam que ela era um perigo à sobrevivência dos três. Então, Smart saiu em busca de alguém que pudesse acolhê-la. Na floresta, ele encontrou uma mulher que reconheceu a menina como sua sobrinha e a levou consigo.

A morte do amigo: Infelizmente, depois de atravessar o rio congelante, a saúde de Janek, que já estava debilitada pela desnutrição, piorou e ele faleceu. Quando Smart chegou ao acampamento, encontrou o amigo morto. Em entrevista à BBC, o sobrevivente do Holocausto disse que até hoje não conseguia aceitar a morte do companheiro de esconderijo: “Aquela foi a maior perda da minha vida. Aquele menino era uma ajuda tão grande para sobreviver à guerra. Minha mãe se foi, minha irmã se foi, meu pai se foi. De alguma forma eu aceitei isso. Eu ainda não consigo aceitar a morte de Janek”.

Ele disse ainda que se sentia culpado pela morte do amigo, pois havia convencido Janek a atravessar o rio gelado para salvar o bebê sem nem mesmo saber se a criança havia sobrevivido. 

O reencontro com a bebê salva por eles: Até este ano, Smart não sabia qual tinha sido o destino da bebê que ele e o amigo salvaram. Mas a documentarista Rebecca Snow resolveu contar a história de Maxwell e outros dois sobreviventes do Holocausto em um documentário chamado Cheating Hitler (Enganando Hitler, na tradução) exibido pelo History Channel do Canadá.  

Então, graças à produção do filme, Maxwell reencontrou a menina que ele e Janek salvaram. Ela se chama Tova Barkai e vive hoje na cidade de Haifa, em Israel. Assim, finalmente Smart se sentiu menos culpado pela morte do amigo, já que a bebê que eles salvaram do Holocausto sobreviveu e pôde constituir uma família.




009- Uma nova montanha-russa 4D, com assentos que giram 360° durante todo o trajeto, promete emoções extremas para quem encarar o passeio com duração de pouco mais de 1 minuto. O conceito foi uma das novidades apresentadas na Expo 2019 da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações (IAAPA, na sigla em inglês), realizada em Orlando (EUA).

Criada pela S&S — Sansei Technologies e batizada de Axis Coaster, a montanha-russa quadridimensional descrita pelo site Xataka como uma “incrível máquina de tortura” não é a mais alta, a mais longa nem a mais rápida do mundo. Porém, ela oferece sensações extremas ao desafiar a força da gravidade.

Ela se diferencia por ter os assentos interligados a um eixo que gira 360° horizontalmente, no sentido horário e vice-versa, e trilhos que se alternam, ou seja, podem ficar em cima, embaixo ou na lateral, dependendo da parte em que o trem estiver.

Trata-se de uma proposta inédita no segmento das montanhas-russas, mas por enquanto só existe um protótipo.

Tamanho e velocidade da montanha-russa 4D


O modelo construído pela S&S tem pista de 622 metros de comprimento e 33,2 metros de altura, contendo 3 trens, cada um deles com capacidade para levar até 12 passageiros para um passeio com duração de 78 segundos. A velocidade média é de 85 km/h, e a força da gravidade chega a 3,5 g.

A empresa levou 2 anos e meio para desenvolver o modelo 4D e oferece a possibilidade de fazer modificações no projeto para tornar o passeio menos radical, transformando-o em uma atração para toda a família.

De acordo com o Xataka, o Axis Coaster ainda não foi adquirido por nenhum centro de entretenimento até o momento, mas não deve demorar para que ele se torne realidade em algum parque de diversões por aí.




010- "No espaço, temos que usar a autonomia, porque uma vez lançado, não há como recuperar o robô. Na exploração dos oceanos, é fácil puxá-lo de volta e resolver o problema. No espaço, ele deve descobrir o que fazer por si só". Ao falar com a National Geographic, o cientista planetário e astrobiólogo Kevin Hand, referia-se ao BRUIE (acrônimo em inglês para Buyant Rover for Under-Ice Exploration), o pequeno rover da NASA que deverá explorar os oceanos gelados das luas do sistema solar, em busca de vida.

Hand e seu grupo de pesquisadores, levarão neste fim de ano o pequeno BRUIE para a estação de pesquisa australiana de Casey, onde ele será testado nas águas glaciais da Antártida (o mais próximo que existe na Terra dos mares de uma lua extraterreste). Depois do Alasca e do Ártico, o BRUIE será testado na Antártida.

Medindo 1 metro de extensão e equipado com rodas para rolar sob o gelo, o BRUIE vai coletar dados e capturar imagens da região onde a água e o gelo se encontram. O projeto visa conseguir um explorador aquático autônomo, resistente o bastante para mergulhar em oceanos gelados e navegar sozinho sob capas de gelo com até 20 centímetros de grossura.

Procurando vida na Terra: Segundo o engenheiro-chefe da missão, Andy Klesh, "Descobrimos que a vida também está entre a água e o gelo e é aí que ele se prende, usando a água mais densa abaixo para sustentá-lo. Além disso, ele pode se desligar sozinho, voltando à atividade somente quando for preciso".

Na Antártica, a NASA vai testar o conjunto de instrumentos do rover e mais as duas câmeras de alta definição para streaming. O objetivo é fazer com que ele fique submerso por meses, navegue remotamente e explore águas profundas.

Um fator, porém, não pode ser testado: "Sabemos como detectar vida na Terra, mas lá fora, o caso é outro", disse o engenheiro mecânico do projeto, Dan Berisford.




A natureza tem muitos mistérios que ainda surpreendem até mesmo aos cientistas da área. Algumas características dos animais encantam a todos, como é o caso da transparência.

Esses animais exóticos podem ser encontrados na água, na terra e no ar de vários lugares ao redor do mundo. No texto você poderá conhecer alguns dos animais transparentes e entender um pouco o porquê deles serem assim!

Por que alguns animais são transparentes?

Todos os animais que evoluíram para a transparência, têm em comum a questão da sobrevivência como explicação central. Alguns deles precisaram dessa características para evitar predadores, sobreviver às baixas temperaturas, ou ainda, atrair presas.

Alguns deles possuem o corpo quase todo transparente, sendo apenas os olhos opacos ou alguns órgãos. Separamos uma lista com 10 desses exóticos animais, conheça:

 

Cirurgião-patela:

O Paracanthurus hepatus é popularmente conhecido como cirurgião-patela. Essa é a espécie da Dory, personagem da Pixar. Em sua primeira fase de desenvolvimento, esse peixe é parcialmente transparente.

 

Caravela-portuguesa:

Esse é um dos cnidários mais comuns das regiões tropicais. Com o nome científico de Physalia physalis, esse animal possui uma picada tóxica e dolorida.

 

Borboleta-de-asa-de-vidro:

Também conhecida como Greta Oto. Essa espécie é típica da América Central. As suas asas transparentes são uma forma para se camuflarem.

 

Caracol da concha transparente:

Além do corpo transparente, esse caracol também possui essa característica na concha. Seu nome científico é Zospeum tholussum e é encontrado em cavernas na Croácia.

 

Rã de vidro:

Encontradas na América do Sul e Central, as rãs de vidro são da espécie Hyalinobatrachium dianae. Seu abdômen é completamente transparente, deixando expostos seus órgãos internos.

 

Groselha do mar:

A Pleurobrachia pileus é parecida com uma bola de vidro e vive em mar aberto.

 

Camarão-fantasma:

Esses crustáceos em geral são transparentes. São mais de 40 espécies diferentes vivendo em lagos e rios. De tão translúcidos é possível ver as ovas e alimentos dentro deles.

 

Cystisoma neptuni:

 

Seu corpo quase todo transparente, com exceção do estômago e os olhos.

 

Água-viva imortal:

A Turritopsis dohrnii, além de transparente, é considerada imortal, pois tem a capacidade de retornar ao seu primeiro estágio de vida.

 

Polvo-de-vidro:

O Vitreledonella richardi possui apenas os olhos e sistema digestivo opacos.